jun 17 2010

Mil versões para o mesmo fato

Veja como o mesmo fato é narrado de formas diferentes dependendo do jornal.

Se é assim com um caso policial, imagina quando o assunto é política. Pense nisso e consuma notícias de forma consciente.

Se estiver sem tempo, leia pelo menos nossos comentários no início de cada matéria.

Recém-nascido é abandonado dentro de sacola no RJ

Para o Estadão, PMs encontraram um recém-nascido dentro de uma sacola:

PMs encontraram um recém-nascido abandonado dentro de uma sacola em Niterói. O bebê estava enrolado num pedaço do cordão umbilical. O menino foi abandonado no Bairro São Francisco e encaminhado ao Hospital Mário Monteiro. Não há informação sobre o estado de saúde da criança.

Recém-nascido é encontrado dentro de sacola em rua do Rio

O portal Terra dá a mesma notícia, em ordem inversa:

Um recém-nascido foi encontrado na Rua Mario Joaquim Santana, no Bairro de São Francisco, em Niterói. O bebê foi deixado dentro de uma sacola. PMs informaram que o recém-nascido estava enrolado em restos do cordão umbilical. Depois de socorrido, ele foi levado para o Hospital Mário Monteiro, no bairro do Cafubá. O estado de saúde da criança e o sexo não foram informados.

Recém-nascido é encontrado em sacola em Niterói

Para Sidney Rezende, o rei do marketing pessoal, quem encontrou a criança não foi a PM, mas os moradores:

Moradores encontram recém-nascido dentro de sacola pendurada em muro em Niterói. A Polícia Militar e ambulância do Corpo de Bombeiros foram chamados para o local, no bairro de São Francisco. A criança apresenta sinais de sufocamento. Ainda não se sabe qual sexo do bebê.

PM encontra recém-nascido abandonado em Niterói

O G1 explica: quem encontrou foi a polícia, alertada por moradores. Ah, tá! Mas… Será que foi assim mesmo?

Alertados por moradores, policiais encontraram um recém-nascido abandonado na Rua Mario Joaquim Santana, no Bairro São Francisco, em Niterói. A criança estava abandonada na rua dentro de uma sacola.

Recém-nascido é encontrado dentro de sacola em Niterói

Já em O Globo, a criança não estava na rua, mas pendurada num muro:

Um recém-nascido foi encontrado dentro de uma sacola pendurada num muro da Rua Mário Joaquim Santana, no bairro São Francisco, em Niterói. Moradores chamaram policiais do 12º BPM (Niterói) e a ambulância dos bombeiros para o local. Segundo a PM, o bebê ainda estava enrolado em restos do cordão umbilical. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Mário Monteiro, no bairro Cafubá, e depois transferido para o Hospital Universitário Antônio Pedro.

Recém-nascido é encontrado dentro de mala de viagem em Niterói, RJ

Quando parecia tudo explicado, a Band vem cheia de detalhes: não era uma sacola, era uma mala de viagem. E quem socorreu a criança foi o policiamento comunitário. Além disso, segundo esta notícia a criança foi direto pro Antonio Pedro e nem chegou perto do hospital do Cafubá. Coitados dos médicos e enfermeiros que deram os primeiros cuidados…

Um bebê recém-nascido foi abandonado no portão de uma casa em Niterói. A criança, que ainda estava com o cordão umbilical, foi encontrada por vizinhos dentro de uma mala de viagem, na Rua Mário Joaquim Santana, no bairro São Francisco. Os moradores chamaram o grupo do Módulo de Policiamento Comunitário que encaminhou a criança à unidade neonatal do Hospital Universitário Antônio Pedro.

O bebê, que foi batizado de Francisco pelas enfermeiras, está fora de perigo, mas permanece em observação na unidade neonatal até que o conselho tutelar decida para onde levá-lo. A polícia fez rondas no local e a partir de imagens do circuito de TV de algumas casas vizinhas, espera encontrar a mãe da criança.

Bebê encontrado em bolsa em Niterói

O São Gonçalo adiciona pitadas de drama à história, como se o fato já não fosse dramático por si só. Pelo menos agora temos certeza de que era uma bolsa de viagem… Ou não?

A luta pela vida começou cedo para o menino “Francisco”. Mas o destino quis que ele tivesse um final feliz. O recém-nascido foi abandonado, na manhã de quarta-feira (16), na Rua Mário Joaquim Santana, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. Apresentando sinais de hipotermia (baixa temperatura), o bebê, que ainda estava com o cordão umbilical, foi encontrado dentro de uma bolsa de viagem que estava pendurada nas grades de um portão.

Bebê abandonado em Niterói é salvo da morte por motorista

Mas para fazer novela, ninguém bate o Extra. Arrume um personagem, ressalte as emoções, coloque uns diálogos e a história está pronta para ser vendida cheia de floreios:

Abandonado dentro de uma sacola de viagem logo após seu nascimento, no bairro de São Francisco de Niterói, um bebê teve sorte ao ser encontrado pelo motorista André Luiz Gomes, de 34 anos, minutos antes do lixo da rua ser recolhido pelos garis.

Emocionado, André contou que por volta das 7h de ontem, um morador ouviu um choro baixinho vindo da sacola e o chamou.

— Achei que era um gato, mas quando abri levei um susto. Chamei a empregada da casa onde trabalho, que é avó, e ela colocou ele um pouquinho no sol e o levantou, enquanto ligávamos para a polícia. Ele está vivo e bem. Eu tenho uma filhinha, de 3 anos. Além de gratificante, não tenho como não ficar emocionado. Ganhei um dos melhores dias da minha vida — contou.

André lembrou que o bebê estava sem ar:

— Ele estava com uma saliva branca na boca e roxinho. Não entendo, mas consigo imaginar o desespero de uma mãe para cometer um ato como esse. Graças a Deus, deu tudo certo — disse.

A doméstica Maria da Penha Brígida de Souza, de 62 anos, disse que o bebê estava enrolado em uma manta e ainda tinha o cordão umbilical.

Segundo PMs, o bebê foi socorrido e levado para o Hospital Mário Monteiro, na Região Oceânica do município e transferido para o Hospital Antônio Pedro, no Centro.

De acordo com o hospital, o bebê pesa pouco mais de três quilos e passa bem. Muitas pessoas ligaram para o hospital em busca de informações sobre a possibilidade de adotar Francisco, nome dado ao pequeno por médicos e enfermeiros da unidade.

Agora, quem sabe esse texto não foi completamente manipulado para você parar de ler todos esses jornais e passar a se informar exclusivamente através do Blog de Niterói? Fique esperto! 🙂

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/bebe-abandonado-em-sao-francisco/

5 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Muito bom, muito bom, muito bom!!!

    Your post is beautiful!!!

  2. Site escroto, quer ser ‘robin hood’, mas censura comentário.

    1. Alessandro, se algum comentário não é publicado, é porque foi identificado como spam. Isso é feito automaticamente, caso o comentário contenha links, palavras ofensivas etc.
      Esse seu comentário, por exemplo, foi resgatado da caixa de spam por conter o termo “escroto”. O que me faz pensar que o sistema antispam está funcionando muito bem, servindo também como mecanismo antitroll.

      1. Pois eis aqui o que você considera como spam (ainda bem que eu salvei):

        Que matéria idiota.

        Em relação ao estadão (bem como Terra), o único erro é dizer que o bebê se encontrava em uma sacola.

        Sidney Rezende está certíssimo, ‘foram moradores’ que encontraram o tal bebê.

        O G1 realmente foi equivocado em dizer que o bebê foi encontrado por policiais, a verdade é que foi encontrado pelos moradores que por consequência ligaram para a polícia.

        O Globo não está errado, apenas ao dizer sacola, mas sim, a bolsa de viagem estava pendurada em um muro de uma casa.

        A BAND só errou ao omitir que a mala de viagem não estava pendurada.

        Ninguém bate o EXTRA porque? Por que disse nada além da verdade? Eu não sei como funciona a sua imaginação, mas ‘arrumar um personagem’? Me poupe, você acha que é assim? Isto aqui não é filme norte-americano, é vida real, e sim, esse tal ‘personagem’ existe (é claro que existe, não estamos o vendo numa filmagem?!).

        A história está um pouco inconssistente porque o tal ‘André’ ficou extremamente nervoso em meio a tanta atenção, ele não é obrigado a encarnar um ‘Rodrigo Santoro’ da vida e saber falar fluentemente o que aconteceu diante de várias câmeras. Tanto que apenas uma emissora (Record) levou ao ar o que ele disse e o EXTRA colocou o que ele conseguiu explicar sobre o fato (e explicou muito bem, o que aconteceu de verdade ele explicou).

        Blog de Niterói, isto só mostra, ao menos nesta época, que a pessoa por trás que escreveu isso que fez o verdadeiro drama, isso só mostra o quanto você é incipiente e insipiente.

        Sem mais.

    • Assessoria de Imprensa MTV Intercambios on 20/06/2015 at 08:20
    • Responder

    Sugestão de Pauta à Editoria de Turismo , Economia ou Empregos e indicação de personagem.

    Malas prontas para trabalhar – Jovens de São Paulo –SP estão migrando para os Emirados Árabes .

    Vontade de conhecer novas culturas e fazer dinheiro fora do País tem levado cada vez mais brasileiros a participar de programas de intercâmbio profissional e estudantil. Na bagagem, a esperança de salários até R$ 75 mil por mês

    Oportunidade de conhecer outras culturas, aprimorar a fluência no idioma estrangeiro, turbinar a carreira e, de quebra, fazer uma boa poupança. Esses são alguns dos ideais de jovens em busca da experiência de viver em outros países.

    Agencia MTV Intercambios

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Azeredo, Blog de Niterói ✔. Blog de Niterói ✔ said: Bebê abandonado em São Francisco. Veja como o mesmo fato é narrado de formas diferentes dependendo do jornal: http://bit.ly/dDAPUe […]

  2. […] pouco tempo, publicamos um post sobre uma notícia interpretada de oito formas diferentes.  Por isso, repetimos: cuidado com o que você lê. Não saia por aí repetindo tudo como se fosse […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.