nov 18 2010

Do que carecem os niteroienses?

Por Isabel Capaverde

Pensando em contribuir com os políticos recém-eleitos e que irão administrar e legislar em breve, o movimento Niterói Como Vamos (NCV) – formado por um grupo apartidário e inter-religioso envolvendo todos os segmentos da sociedade civil de Niterói – comparou dados de pesquisas de percepção realizadas pela Analítica Empresa Júnior de Pesquisa & Consultoria do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) com moradores da Zona Norte, região Oceânica e bairros circunvizinhos, e da DataUFF com moradores de outras regiões da cidade como Icaraí, Várzea das Moças, Barreto e Morro do Cavalão.

Niterói Como Vamos

Embora a preocupação com a violência, com a falta de segurança, seja unânime entre os moradores de regiões distintas pesquisados tanto pela Analítica quanto pela DataUFF (ambas as pesquisas são de 2008), há dados interessantes e que vem de encontro ao que o NCV tem levantado e tornado público nos últimos meses. Os 750 moradores entrevistados pela Analítica – homens e mulheres, dos 16 aos 60 anos, a maioria com ensino médio completo e filhos, com renda familiar declarada entre 450 e 1350 reais mensais – revelaram como segundo maior problema a questão do saneamento básico. Apesar de terem água encanada, saneamento básico envolve também o manejo da água pluvial, a coleta e o tratamento do esgoto e a limpeza urbana, serviços que ainda são deficientes, segundo os moradores.

Nessa mesma pesquisa, a terceira maior preocupação dos moradores – outra questão levantada anteriormente pelo NCV – diz respeito à educação infantil. Revelam a inexistência de creches públicas, de escolas municipais e estaduais na maioria dos bairros ou comunidades. Quando muito, há uma escola pública estadual e uma federal, número insuficiente para a demanda. Também sentem falta de cursos técnicos e de idiomas disponíveis nas suas regiões. Tão pouco existe áreas de lazer como praças, parques, quadras para prática de esportes.

Alarmante são as negativas quando as perguntas da Analítica tangem à cultura, nas suas mais diversas formas. Não existem sebos, livrarias, bibliotecas comunitárias, oficinas de atividades culturais ou programações culturais periódicas realizadas pelos órgãos municipais. Em todas as localidades pesquisadas houve muitas reclamações quanto à falta de projetos na área cultural.

Mais informações: www.niteroicomovamos.net

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/do-que-carecem-os-niteroienses/

14 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

    • luiz eduardo farah on 18/11/2010 at 17:04
    • Responder

    niteroi precisa do cinema icarai de volta! precisa investir em melhorias no transito, pois esta ficando igual a sao paulo.
    precisa investir em entretenimento ( teatro,casa de shows).e precisa de mais uma sede do detran. so um detran , e situado no tumultuado fonseca, nao da pra atender toda a frota de carros da cidade. precisamos de um prefeito mais ativo e eficiente.e de uma secretaria de cultura mais engajada e ativa.
    niteroi nao tem mais vida cultural.

  1. Quanto à cultura, Niterói deixa muito a desejar. Cinema só nos shoppings. Livraria, se não me engano, só no Plaza – até por isso, a Saraiva vive abarrotada de gente. Amo Niterói, mas a cidade precisa de um prefeito minimamente a fim de melhorar a vida básica do niteroiense.

    • Katia Albuquerque on 19/11/2010 at 13:27
    • Responder

    Niterói está precisando urgentemente de um choque de ordem na orla de Icaraí.Aquilo mais parece a casa da Mãe Joana. Qualquer um se acha no direito de se instalar no calçadão com seu caixotinho, sua banquinha e o que mais quiser. A nossa Praia de Icaraí é linda! a gente acaba se acostumando e não se dá conta do visual maravilhoso que somos brindado. Dá pena de ver o lixo que se transformou o nosso calçadão.

  2. Boa iniciativa!
    Que falta limpeza e carinho com as ruas está claro. É só dar uma voltinha pela cidade para ver isto.
    Uma ciclovia decente seria muito bem-vinda! Conheço muita gente que não tem coragem de usar a bicicleta por falta de segurança no trânsito. Cadê o incentivo a opções mais ecológicas de transporte?
    Sobre o Cinema Icaraí, algo tem que ser feito. O que não pode é continuar sendo casa de mendigos!
    Em relação à cultura, mais incentivo seria ótimo! Mas talvez falte também a divulgação da programação, pois sempre há exposições, concertos, lançamentos de livros, etc. O Renan disse acima que só há livraria no Plaza, mas em Icaraí tem a Gutenberg, que fica de frente para a Moreira César e outra no interior da mesma galeria.
    Tomara que com a reabertura do Cine Arte UFF volte a haver mais opções -e mais acessíveis- na programação cultural!

    • Yara de Oliveira on 22/11/2010 at 10:41
    • Responder

    Alguém sabe quando vai reabrir o Cine Arte UFF?
    Yara Oliveira

    • Paulo Antunes on 22/11/2010 at 17:40
    • Responder

    Niterói precisa, com urgência, melhorar seu sistema de transportes. A cidade é engarrafada a qualquer hora. Enquanto o Rio vê seu metrô ser expandido para a Barra (linha 4), a linha 3, que ligaria o Rio a Niterói e São Gonçalo, jamais saiu do papel. Não vejo nenhuma ação do prefeito para melhorar a situação caótica atual.

  3. Taí, bom se as “otoridades” lessem o Blog!

    Cine Icaraí: parece que o MEC ou a UFF, um dos dois, pretende abrir ali um Centro Cultural, a confirmar. Mas queríamos mesmo que junto reabrissem pelo menos 1 salinha de cinema. Saudades de sair do cinema e ir comer uma pizza na Gruta rsrsrs

    Precisamos de tudo que todos aqui falaram, mas melhor seria se as Associações de Moradores realmente funcionassem, né não?

    Aumento o coro com o probleminha do fim de ano em Icaraí – bloco das piranhas, fogos e, no caso, a péssima organização de tudo isso. É uma esbórnia insuportável para que paga um altíssimo IPTU rsrsrsrs
    VIDE o que está acontecendo com os moradores de Copacana hj, com o show do RC: mulheres grávidas ou com filhos no carro e que não conseguem voltar pra casa — basta ler as notías via Twttr. É ASSIM EM ICARAÌ e que afeta a cidade como um todo.

    Boa sorte a todos nós em 2011 e na passagem do ano de 2010 rsrsrs

    • Altair Vianna Froes on 14/01/2011 at 22:55
    • Responder

    Niterói precisa de um cinema? Eu preferia que o cinema tivesse sido vendido e tivessem construido algo naquele lugar que hoje encontra-se abandonado, servindo de abrigo para mendigos, bandidos, ponto de usuários de drogas e aos poucos, se decompondo, vai terminar em ruínas e ai sim, servindo o terreno para contrução de um edificio, coisa que, preferia eu que fosse feita ao quadro atual que se encontra.
    Icarai não comporta mais um cinema na praia, falta estacionamento, uma area de alimentação, coisa que impulsiona o cidadão ao shopping, quando o mesmo deseja ir ao cinema.
    Sou morador de Icarai e me arrependo de um dia ter feito parte do grupo de moradores que assim como eu, foram ludibriados e usados por pessoas com intuito eleitoreiros, a assinar contra a venda do cinema, hoje minha esposa não teria de passar com medo em frente ao cinema, quando estivesse retornando pra casa, meu filho não teria sido assaltado por um trombadinha na frente do cinema e meus amigos e parentes não ficariam receiosos ao me visitar.

  4. Resumindo: Niterói precisa:

    1- Educação
    2 – Saúde
    3 – Cultura
    4 – Saneamento
    5 – Melhoria no sistema de trânsito caótico

    Enquanto tivermos esse Prefeito, a omissão vai continuar, Niterói hj é a extensão de São Gonçalo, e pelo quadro que tenho observado acho que está ficando pior.

  5. Niterói é um lugar lindo e que merece respeito
    conhecida como cidade sorriso .. acho uma boa iniciativa
    e fazer acontecer nos principais problemas que atualmente nos prejudica
    não é só por parte do governo tem que partir de nós tbm
    se todos fizerem sua parte Niterói com certeza terá dias melhores !

  6. Bom, para começo de conversa os nossos representantes eleitos precisam de vergonha na cara. Alguém mencionou as bandalhas em Icaraí. Ora, temos um carro da PM permanentemente estacionado no calçadão da Praia de Icaraí, em frente à casa de um político (façam logo uma guarita! ah, tem uma abandonada na praia em frente à Miguel de Frias). De vez em quando há um carro do Detro também na calçada. Ora, experimente estacionar o seu carro na calçada. Experimente pedir um carro da PM em frente à sua casa também! será que este político paga mais de IPTU que os demais moradores da cidade? será que só ele e sua família são agraciados com a dita segurança “pública”? os demais cidadãos – pagantes de impostos – não possuem os mesmos direitos? esta cidade está uma vergonha e ninguém fala nada, ninguém faz nada, e estão se preparando para não fazer nada na próxima gestão também, a não ser novos prédios e novos engarrafamentos. Alguém já reparou nas “ciclovias” de Niterói? passem pela Boa Viagem ou por São Francisco e vejam: são estacionamentos, na cara de todos, guardas de trânsito, PM, etc. Ninguém liga. Há anos eu andava de bicicleta com a minha filha pela cidade, agora só farei isso depois de deixar um seguro de vida e uma carta suicida, pois certamente se sair de bike pela cidade sua vida estará em sério risco! a vida cultural também realmente não existe mais, a não ser pelo caríssimo e péssimo Cinemark do Plaza Shopping e pelo mais barato mas ruim Bay Market. E os restaurantes agora cobram muito mais caro nos fins de semana, coisa de R$ 60 por quilo! socorro!

  7. Niterói – População INVISÍVEL
    Siiiiiiiiimmmmmmmmmmmm… nos mais variados veículos de comunicação nos deparamos com verdadeiros conclames em prol de melhorias para a cidade de Niterói… um generalizado pedido de SOCORRO… como não recebemos as respostas… nos sentimos INVISÍVEIS…
    Está impossível o trânsito na orla das barcas nos dois sentidos de entrada e saída para a ponte… Má sinalização… Não existe uma boa programação de cinemas… As ciclovias ocupadas por carros estacionados… Abandono dos prédios públicos na fachada principal da cidade – redondeza da estação das barcas… `Péssimo serviço das barcas e falta de manutenção das calçadas… Obras inacabadas e demoradas em Boa Viagem… SOS!!!

  8. já tive orgulho de morar em Niterói, estou com 49 anos e nunca, nunca vi a cidade tão mal cuidada…. Mas também com o nosso prefeito Jorginho Robertinho da Silveirinha e sua turma que mora em Miami, nunca está presente quando as tragédias ocorrem ( deslizamentos de morros, tsunami de cocô perto do Mercado de peixe, queda do calçadão do ingá pela ressaca – ficou mais de um ano sem conserto por falta de verbas… mas verba pro mergulhão em frente a Amaral Peixoto tinha = enfiou naquele buraco R$ 36 Milhões de Reais e tá tudo parado até hoje) SOCORRO EDUARDO PAES!! CONCORRA À PREFEITURA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!

  9. Os niteroienses precisam de cinemas, lan houses, casas lotéricas, sapateiros, transporte decente.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blog de Niterói ✔, Blog de Niterói ✔. Blog de Niterói ✔ said: Do que carecem os niteroienses? O movimento Niterói Como Vamos divulga os anseios dos moradores da cidade http://bit.ly/arcQzm […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.