Niterói vista pelas lentes de Pedro Vásquez

A partir de 21 de março de 2014, o Espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro) recebe a exposição “Aqui Mesmo – Niterói vista pelas lentes de Pedro Vásquez”.

Aqui mesmo é fruto do interesse permanente de Pedro Vásquez por Niterói, cidade em que reside desde a infância e à qual dedicou em 1984 a exposição Nadando em água escondida.

A Niterói de Pedro Vásquez não é a da arquitetura esplendorosa ou dos logradouros consagrados, de tal forma que, ao fotografar o MAC, ele se desvia de sua decantada elegância plástica para se concentrar nos visitantes. Da mesma forma em que não se prende ao registro topográfico e metódico da paisagem, optando por evocar uma Niterói mítica e pessoal. Sempre com um enfoque pessoal, que foge do previsível lugar-comum para privilegiar uma visão autoral e distintiva da cidade.

Contudo, mesmo sem procurar representar Niterói com a minúcia e a abrangência de um paisagista clássico, Pedro Vásquez conseguiu captar seu genius loci, suas características socioculturais profundas e sua ambiência peculiar e distintiva, de tal forma que a Niterói de Pedro Vásquez é também a Niterói de todos nós.

Veja algumas fotos do fotógrafo:

Exposição Aqui Mesmo – Niterói vista pelas lentes de Pedro Vásquez

  • Abertura: 21 de março de 2014, às 16h
  • Lançamento do catálogo e visita guiada: 13 de maio de 2014, às 17h.
  • Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h
  • Local: Espaço Cultural Correios Niterói
  • Endereço: Avenida Visconde de Rio Branco, 481 – Centro, Niterói

Sobre Pedro Vásquez

Escritor, tradutor, fotógrafo e administrador cultural, Pedro Vásquez é formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Foi responsável pela implantação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, bem como pela criação do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de ter sido também diretor do Solar do Jambeiro.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/exposicao-niteroi-pedro-vasquez/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.