Fotos de Piratininga

Estas fotos são de Piratininga. Clique em uma imagem para ampliar, clique nas setas para ir de uma foto para outra.

São fotos da Praia de Piratininga, da Lagoa de Piratininga, da Praia do Sossego, da Prainha de Piratininga, da Pedra da Baleia etc.

As fotos foram adquiridas sob licença Creative Commons. As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir que os detentores dos direitos autorais de obras culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), possam facilmente abdicar de alguns de seus direitos, ainda que retenham outros. Assim um fotógrafo pode permitir que sua foto seja exibida num blog sem fins lucrativos, mas proibir que ela seja utilizada em uma propaganda de revista, por exemplo. Como diz no site da Fundação Getúlio Vargas:

No sistema jurídico da propriedade intelectual adotado no Brasil, até mesmo os rabiscos feitos em um guardanapo já nascem com “todos os direitos reservados”.

Apesar disto, muitos autores e titulares de direitos não se importam que outras pessoas tenham acesso aos seus trabalhos. Um músico, um videomaker ou uma escritora podem desejar justamente o contrário: o amplo acesso às suas obras, ou eventualmente, que seus trabalho sejam reinterpretandos, reconstruídos e recriados por outras pessoas.

Assim, o Creative Commons gera instrumentos legais para que um autor ou titular de direitos possa dizer ao mundo que ele não se opõe à utilização de sua obra, no que diz respeito à distribuição, cópia e outros tipos de uso.

O projeto Creative Commons surgiu nos Estados Unidos em 2002 e atualmente suas licenças foram adaptadas às legislações nacionais em mais de 30 países. O Brasil é pioneiro e aqui o projeto é capitaneado pela Fundação Getúlio Vargas.

Sob licença Creative Commons de Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas, foram usadas as fotos dos seguintes fotógrafos:

Sob licença Creative Commons de Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença, foram utilizadas as imagens dos seguintes artistas:

Você pode conhecer mais do trabalho desses artistas clicando nos nomes deles.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/fotos-de-piratininga/

2 menções

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Paulo Sérgio L Lessa. Paulo Sérgio L Lessa said: RT @BlogNiteroi: Fotos de Piratininga http://goo.gl/L4Wzc […]

  2. […] seco” (pira: peixe; e tininga: seco), é uma cidade do interior de São Paulo. Além de ser bairro e praia niteroienses, também dá nome a outros três bairros: em Campo Grande (MS), em Belo Horizonte e em Ibirité […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.