fev 01 2011

Lugares Homônimos

Homônimos são coisas com o mesmo nome. Como vários nomes de bairros niteroienses são provenientes dos idiomas indígenas, não é de se estranhar que outros locais do Brasil tenham nomes iguais. Veja alguns lugares homônimos à Niterói e seus bairros:

Niterói

A cidade de Niterói (que em tupi-guarani significa “águas escondidas”), por exemplo, tem mais dois primos brasileiros:

Niterói, em Volta Redonda (aqui pertinho!),  é um bairro nobre e um dos mais antigos do município, com residências de classe média alta e sofisticadas. Já o bairro Niterói de Canoas (RS) é o primo pobre: minhas pesquisas no Google demonstram ser um local muito carente e violento. Mas lá tem duas Escolas de Samba: a Acadêmicos de Niterói e a Imperatriz da Grande Niterói. Então quando ler uma notícia por aí, cuidado pra não se confundir!

Piratininga

Piratininga , que em tupi significa “peixe seco” (pira: peixe; e tininga: seco), é uma cidade do interior de São Paulo. Além de ser bairro e praia niteroienses, também dá nome a outros três bairros: em Campo Grande (MS), em Belo Horizonte e em Ibirité (MG).

Itacoatiara

Itacoatiara do Amazonas

E onde fica Itacoatiara? Nesse caso, poderíamos estar falando tanto da nossa belíssima praia quanto da terceira cidade mais populosa do Amazonas! O município de Itacoatiara fica às margens do rio Amazonas e em população só perde para Manaus e Parintins.

O nome tem origem no tupi ou nheengatu e significa “pedra pintada” (itá: pedra; e coatiara: pintado, gravado, escrito, esculpido).

Na foto está uma praia de Itacoatiara-AM… A nossa é um pouquinho mais bonita, né? 🙂

Itaipu

Usina de Itaipu

Itaipu (essa todo mundo conhece), além de ser bairro de Niterói, é o nome da a Usina hidrelétrica binacional de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Hoje a Usina de Itaipu é a maior geradora de energia elétrica do mundo e seu nome se deve a uma pequena ilha que havia perto da construção.

O nome Itaipu vem do tupi e significa “riacho da pedra” (itá: pedra; y: água; pu: barulho)

Na foto: a Usina de Itaipu à noite.

Icaraí

Icaraí significa em tupi água ou rio sagrado (tão sagrado que virou valão). Além de ser o bairro mais famoso de Niterói, é também uma cidade de Minas Gerais, um bairro da cidade de São Paulo e dá nome a duas praias do Ceará: uma em Caucaia e outra em Amontada.

Jardim Icaraí

O bairro-símbolo da especulação imobiliária (mudou de nome pra ficar mais chique – e mais caro) também é o nome de um bairro de Campinas.


As fotos que ilustram este post são de Elizeu Ney Barros (Itacoatiara-AM) e da Wikimedia Commons (Usina de Itaipu).

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/homonimos/

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Será que esses lugares estão evoluindo para serem completamente problemáticos também?

  2. kkkk, excelente observação quanto a Ícarai significar “rio sagrado” aiaiiaiaiia , eu ri !

  3. Em Salvador tem um bairro muito movimentado, vizinho a uma importante avenida da cidade (Avenida Paralela) e com muitas residências de classe média alta e excelente comércio chamado IMBUÍ. IMBUÍ, em Niterói é o bairro que liga Jurujuba a Piratininga. Nem sei porque não se lembraram disso.

    E Boa Viagem, que é nome de famosa praia/bairro nobre de Recife? Em Salvador também tem um bairro com este nome.

  4. Que interessante!
    Em Porto Alegre, há uma Avenida Icaraí. Uma vez passei por lá e isso chamou minha atenção.
    Mas avenidas com nomes de bairros, cidades, países… é o que mais há!
    Beijos.

  5. Pesquisa equivocada esta sua referente ao bairro Niterói canoas RS, principalmente a parte que você cita a violência e a carência existentes no local, já que você mencionou que fez suas pesquisas no google, mando abaixo o link do wikipédia para você se informar melhor antes de postar informações errôneas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Niter%C3%B3i_(Canoas)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.