jun 19 2009

Lei Seca em Niterói

Logo que a Lei Seca entrou em vigor, em 20 de Junho de 2008, a conscientização – ou o medo da fiscalização – reduziu a mistura de álcool e direção dos niteroienses e, consequentemente, o índice de acidentes.

Niterói experimentou uma queda de 47% nos atendimentos do SAMU, sendo a cidade brasileira com maior baixa deste índice.

Drunk Driving

De lá pra cá a fiscalização relaxou um pouquinho – ou a conscientização diminuiu – e o índice voltou a crescer. Até que, em março de 2009, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a Operação Lei Seca, uma campanha permanente que envolve policiais militares, policiais civis, agentes da Polícia Rodoviária Federal, fiscais da Secretaria de Estado de Governo, estudantes de Medicina, cadeirantes vítimas de acidentes e balões infláveis gigantesPara escapar da blitz, teve até gente pulando da ponte Rio-Niterói! Ô, água!

Na madrugada do dia 22 (junho de 2009), a Prefeitura de Niterói testou bafômetros que serão utilizados na fiscalização da orla de São Francisco. A ação faz parte do programa municipal “Se liga na Vida“.

Enquanto isso lá fora, como podem ver na foto, vende-se um dispositivo que acorda o motorista bebum. O fabricante dá a dica: “especialmente recomendado para direção de longa-distância, alcoolizada ou noturna”. Assustador. A foto, a propósito, é de waltonics.

Com informações do JB OnlineSRZD e O Globo Rio.

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/lei-seca-em-niteroi/

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Realmente a Lei seca contribui muito amenizando os índices de acidentes por motoristas alcoolizados sem nenhuma condição de conduzir um veículo, estes sim, devem ser repreendidos;
    Porém nestes últimos meses a lei seca em Niterói, está se tornando um meio fácil e injusto de se ganhar dinheiro;
    Fui parado conduzindo minha moto e intimado a fazer o teste, recusei, pois havia parado para jantar e caí na tentação de beber uma latinha de cerveja, tive a moto e a cnh apreendida, um tiket referente a recusa, um outro Auto de Infração de transito com os dados do veículo, meus dados, o local da infração e nos procedimentos, os dizeres:
    Veículo não retido
    Veículo não removido
    CNH recolhido
    primeiramente alegaram que meu veiculo seria rebocado para o depósito do Fonseca, quando falei que sabia onde era e morava próximo, uma infeliz digamos assim, alegou não ter vaga e ordenou que o reboque a levasse para o depósito de São Gonsalo.
    Enquanto a mesma, com seus colegas, tiveram a cara de pau de liberar um condutor de um honda fit, que havia sido parado 20 minutos antes de encerrar a operação, por volta das 3:40hs. uns 10 minutos após me pararem, o indivíduo visivelmente embriagado, saiu do veículo e precisou ficar escorado no mesmo para não se desequilibrar, porém pela intimidade que presenciei deveria ser, seu conhecido, motivo da liberação alegada pela própria foi simplesmente que já haviam encerrado a operação, me certifiquei e ví que os aparelhos ainda estavam conectados e em operação.
    Isso é revoltante, me deu vontade de perguntar quanto haviam recebido, pelo feito e onde esta tal de Michele iria dar pois gostaria muito de socar no rabo dela a seco.

  2. gostaria de receber por email e por sms onde a lei seca esta funcionando em niteroi

  3. Se alguém se recusa a soprar o etilômetro qual o critério para um guarda qualquer dizer que o motorista está alcoolizado ? Se não há prova, não há crime, portanto deveria sim haver uma forma mais adequada de se tentar provar como é feito em paises civilizados onde a polícia não é arbitrária

    • ismael pereira de carvalgo on 28/01/2012 at 08:19
    • Responder

    esta aqui a mjnha revolta contra esta lei seca so por um motivo e a hora que vcs
    vem para a rua po vcs chega as 22 horas eu quero fala que esta hora so tem trabalhador voltano do trabalho cansado sera que vcs não sabe que o transito fica engarafodo,

    esta aqui a minha opinião dar para vcs chega a meia noite e fica até as 6 horas
    porque e esta horas que os bebos anda pelas ruas;

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.