jul 17 2015

Linha 3 do metrô

Este post começou a ser escrito em 3 de junho de 2009 e é atualizado cada vez que surgem novidades sobre o assunto.

Metrô

A Linha 3 do Metrô, ou Linha Azul, levará o metrô da Carioca (estação de integração) até Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Para Niterói estão previstas três estações: Araribóia (centro), Jansen de Melo e Barreto.

A obra deve ser executada em duas fases: primeiro será construída a linha elevada e suas estações. Então será construído o tão discutido túnel que passará por baixo da Baía da Guanabara e ligará a Estação Carioca, no centro do Rio de Janeiro, até a Estação Araribóia. Mas pelo jeito que estão demorando só para construir só o trecho Niterói-São Gonçalo, tudo indica que a integração ainda será feita via barcas por um bom tempo! Estuda-se ainda em uma futura fase a extensão desta linha até o município de Itaboraí.

A estação Araribóia pode ser a primeira estação multimodal do país, ou seja, pode unificar ônibus, barcas e metrô. De acordo com os planos apresentados, a estação integrada abrigaria a Linha 3, os pontos finais de ônibus que hoje operam no Terminal João Goulart e um acesso à Estação das Barcas, que seria reposicionada.

Linha 3 do Metrô: eu acredito! E em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa…

Muita gente acha mais fácil acreditar em alienígena do que na Linha 3 do Metrô (ou no túnel Cafubá-Charitas, mas essa é outra história). Eu, particularmente, não acredito em alienígenas. Eles são muito mentirosos! 🙂

A questão é que, manchete a manchete, vamos vendo a novela em que a Linha 3 do Metrô vem se transformando:

  • 03/06/2009: “Obras da Linha 3 do Metrô em Niterói começam em um mês“, publicado no jornal O Fluminense.
  • 25/07/2011: “Moradores de Niterói e São Gonçalo estão cada vez mais próximos de terem as obras da Linha 3 do metrô realizadas”, publicado no portal SRZD.
  • 06/09/2011: “Linha 3 do Metrô fica pronta em 2014“, publicado no jornal O Globo.
  • 08/11/2011: “O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem seu relatório anual, mantendo a recomendação de paralisação do empreendimento, feita em 2010”, publicado no Jornal O Fluminense.
  • 12/12/2011: “Linha 3 do Metrô Rio virá em 2012“, publicado em O São Gonçalo.
  • 22/12/2011: “Congresso suspende repasse federal para a Linha 3 do Metrô”, publicado em O Globo.
  • 14/04/2012: “A Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, vai mesmo sair do papel“, publicado no jornal O São Gonçalo.
  • 26/04/2012: “Linha 3 do metrô: obras devem começar em janeiro de 2013“, publicado em O Globo.
  • 12/06/2012: “Banco do Brasil libera empréstimo de R$ 3,6 bilhões para governo estadual. Com isso, o projeto executivo do metrô de Niterói já começa a ser feito e as obras devem ter início ainda em dezembro deste ano“, publicado na CBN.
  • 27/06/2012: “A Linha 3 do Metrô, que vai ligar Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, já tem data para entrar em funcionamento: segundo semestre de 2014“, publicado em O São Gonçalo.
  • 11/09/2013: “Em São Gonçalo, Dilma anuncia liberação de verbas para a linha 3 do metrô. A primeira fase, ligando o Barreto a Alcântara, deve entrar em operação em junho de 2015. O trecho completo, no entanto, está previso para março de 2016″. Publicado no Jornal do Comércio.
  • 25/03/2015: “Metrô entre São Gonçalo e Niterói fica no papel. Em vez de Linha 3, BRT ligará as duas cidades“. Publicado na Veja Rio.
  • 12/06/2015: “Pezão pede a Kassab recursos para a Linha 3 do Metrô. ‘Pedi recursos para a Linha 3. Com o término das obras da Linha 4 do metrô, em 2016, o nosso objetivo é empregar os trabalhadores em novas obras’, afirmou Pezão. O governo do estado, ciente das dificuldades do governo federal, preparou um projeto alternativo de BRTs”. Publicado em O Fluminense.
  • 25/06/2015: “Governo volta atrás e decide implantar Linha 3 do metrô entre Niterói e São Gonçalo BRT entre os dois municípios foi descartado”. Publicado em O Globo.
  • 15/07/2015: “Estado agora diz que implantará BRT e metrô. Em agosto termina o estudo para o projeto BRT para a RJ-104 e em outubro será concluído o estudo para o metrô”. Publicado em A Tribuna.

Vídeos

(postado em 19/08/2011)

(postado em 25/08/2011)


A foto que ilustra este post é de Michel Filion.

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/linha-3-do-metro/

18 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Essa linha de metrô está sendo proposta a muitos anos, espero que dessa vez haja êxito na execução das obras, saia do papel e passe a ser executada. Seria de suma importancia pois iria desafogar o trânsito intenso da Ponte-Rio Niterói.

    • Jeosadaique Silva Carneiro on 23/08/2009 at 21:38
    • Responder

    Olá Pessoal, gostaria de saber como estão as obras do metro de Niteroi, estou em Goias, e tenho curiosidade em saber se as obras ja foram iniciadas, alguem sabe de alguma coisa?

    1. http://www.youtube.com/watch?v=W8WjbDQNico

  2. A obra do Metrô de Niterói está tão avançada quanto o túnel Charitas-Cafubá, ou seja, na estaca zero. 🙂
    Não sei como estão os bastidores desta estória, mas canteiro de obra não há.

  3. Mais uma informação: no Blog do Metrô do Rio foi publicado hoje (24/08/2009) fotos do traçado do Metrô de Niterói. O texto que acompanha as fotos diz: “As obras da Linha 3, entre Estação Guaxindiba e Estação Araribóia já deveriam ter começado”.

    • Marcos Ribeiro on 26/12/2009 at 15:13
    • Responder

    O metrô Rio Niteroi é o mais antigo do Brasil.Idealizado pelo irlandes Hamilton Lindsay em 1876 ao D. Pedro II incluia uma adutora para Niteroi uniria os dois centros em quatro minutos e seis quilometros com absoluta rapidez e independencia de tempo e trafego que hoje sofremos com incrivel eficiencia.Infelizmente o imperador optou pelo trem ao Corcovado inaugurando em 1884.Metrô p/ Niteroi,JÀ!

  4. Pow se for por parte do Jorge Roberto SIlveira essa obra nunca vai começar

  5. jente Ñ comessarão há tao sonhada obras do metro da linha3 que liga niterói a guaxindiba sg tbm tamos aguardando porque a verba foi liberada pelo governo federal vamos cobrar tamos de olho vivo nos nossos impostos que pagamos ok

  6. Não há nenhuma grande razão para que a Linha 3 não passe pela parte inferior da Ponte Rio-Niterói. Em países mais e menos desenvolvidos há linhas de trem que passam pelas pontes e isso desafogaria de maneira permanente ponte, barcas e trânsito em Niterói, no Rio e possivelmente em outras cidades, como São Gonçalo. Mas não existe vontade política, e nossos governantes e prefeitos (a propósito, Niterói tem prefeito?) parecem mais interessados em derrubar vias expressas (ex., Viaduto da Perimetral) do que em construir novas. Rio+20, Olimpíadas, Copa do Mundo… oportunidades desperdiçadas de melhorar as cidades envolvidas e o país…

  7. o transito esta um problema que cresçe a cada dia em Niteroi..A população agradeçe..Obra do metro e do tunel charitas cafubá já é o começo..Há anos que é promessa..Revitalização do Centro é a entrada de NIterói..Escolas publicas de qualidade e o principal Hospitais públicos de qualidade.

    • Silas F da Silva on 13/07/2012 at 12:26
    • Responder

    Que, pelo menos, o trecho entre a Estação Araribóia e o Barreto, seja subterrânea. Já imaginaram, ter que conviver com “uma nova Perimetral” entre estes dois pontos?

  8. O projeto precisa sair do papel. Mas ás vezes falta vontade política. Tem que haver eventos previstos como Copa do Mundo e Olimpíada ou até mesmo previsão de projetos como o Comperj para haver mobilização, porém pensando em votos e não na população.

    • Rafael Pradella on 18/01/2013 at 02:40
    • Responder

    27/06/2012: “(…) já tem data para entrar em funcionamento: segundo semestre de 2014″ // Amigolino jornalista, nem se a linha tivesse só 50m ficaria pronta em só 2 anos. HAHAHAHAHAHAHAHA

    Até 2020, galera!

    • Michelle Rodrigues on 27/06/2013 at 12:43
    • Responder

    O MAIS IMPORTANTE SERIA UMA LINHA DAS BARCAS DA PRAÇA XV DIRETO PARA SÃO GONÇALO!!! O POVO NITEROIENSE AGRADECE…

  9. Pelo menos o Brt vai chegar

    leiam só

  10. BRT LIGANDO NITERÓI, SÃO GONÇALO E ITABORAÍ DEVERÁ FICAR PRONTO EM 2018
    http://www.noticiasdeniteroi.com.br/2015/11/brt-ligando-niteroi-sao-goncalo-e.html

  11. TEM QUE TER METRO LIGANDO CENTRO DE NITERÓI A REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI E ´PENDOTIBA. ACABAR COM ESSE TRAJETO DAS LINHAS DA REGIÃO OCEANICA PÉNDOTIBA E CHARITAS PASSAR PELO MERGULHÃO. ABSURDO LEVAR QUASE QUARENTA MINUTOS DO GUANABARA ATÉ O ANTONIO PEDRO., TEM MUITO ONIBUS PARA O CENTRO DE NITERÓI. ALÉM DE ANDA A 40 KM. ESSE MONOPÓLIO DE EMPRESAS DE ONIBUS.

    • MARIA LÚCIA ARAUJO DO VALLE on 29/08/2017 at 16:47
    • Responder

    TEM QUE TER METRO LIGANDO CENTRO DE NITERÓI A REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI E ´PENDOTIBA. ACABAR COM ESSE TRAJETO DAS LINHAS DA REGIÃO OCEANICA PÉNDOTIBA E CHARITAS PASSAR PELO MERGULHÃO. ABSURDO LEVAR QUASE QUARENTA MINUTOS DO GUANABARA ATÉ O ANTONIO PEDRO., TEM MUITO ONIBUS PARA O CENTRO DE NITERÓI. ALÉM DE ANDA A 40 KM. ESSE MONOPÓLIO DE EMPRESAS DE ONIBUS.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Ella Dree, Marcelo Mesquita and others. Marcelo Mesquita said: RT @BlogNiteroi: Entenda como será a Linha 3, que levará o metrô até Niterói e São Gonçalo (se um dia sair do papel) http://goo.gl/D6O63 […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.