abr 03 2010

MAC Niterói

O Museu de Arte Contemporânea com certeza é o grande símbolo de Niterói.

Localizado no Ingá, foi projetado por Oscar Niemeyer e destina-se principalmente a obras de arte contemporânea.

O acervo permanente do MAC é constituído pela Coleção João Sattamini, um conjunto de 1217 obras, reunidas desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Arquitetura

Iniciada em 1991, a construção do museu demorou cinco anos. O edifício se destaca na paisagem pela ousadia de seus traços, parecendo um disco voador. Veja alguns detalhes da arquitetura:

  • O prédio principal tem 50 metros de diâmetro
  • A praça principal tem 2500m²
  • Pode suportar ventos de até 200 km/h

A partir deste projeto, a Prefeitura de Niterói convidou Oscar Niemeyer a realizar outros trabalhos na cidade. A série de intervenções urbanísticas daí decorrente é conhecida como Caminho Niemeyer.

Niterói além do MAC

Mas lembre-se que, apesar de ser o grande símbolo da cidade, Niterói é muito mais do que o MAC.

Fotos

As fotos desta galeria são de: Rodrigo Soldon, Mel Toledo, Luiz Seo, Rafael Lopes, Monica Flores, C. Alberto e Eduardo Seabra e Silva.

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/mac/

1 comentário

1 menção

  1. Bom dia, estou fazendo um trabalho sobre o mac de niterói e gostaria de saber se tem informações sbre a construção do mac.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fernanda Eggers. Fernanda Eggers said: RT @BlogNiteroi: Veja fotos lindíssimas e conheça a história do Museu de Arte Contemporânea de Niterói http://goo.gl/RnjWg […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.