ago 29 2010

Memórias de Niterói

Estas são memórias aleatórias de uma vida em Niterói. Quais são as suas? Deixe-as nos comentários!

Patinação no gelo

Ficava em São Francisco. Natália Lage era frequentadora assídua e chegou a me derrubar. Caí, bati com a cabeça no chão e desmaiei. Acordei com a Natália Lage na minha frente perguntando: “machucou?” Pensei que fosse sonho…

Fim do mundo

Logo após supostamente ter previsto a morte dos Mamonas Assassinas, Mãe Dinah previu o fim do mundo.Deu dia, mês, ano e até hora. Fazia um lindo dia na data marcada. Mas quando deu 12:40, próximo à hora marcada, o tempo virou e uma grande tempestade caiu sobre Niterói. Foi um Deus-nos-acuda! Mas, como você pode perceber, o mundo não acabou.

Big Burger

O melhor fast-food de hamburguer da face da Terra, pelo menos na imaginação dos niteroienses. Ficava na esquina da Gavião Peixoto com a Presidente Backer, em Icaraí.

Boates

Algumas boates fizeram história em Niterói.  Le Village (também conhecida como “Le ViLonge”), em Itaipu, ficou em funcionamento por 20 anos. Mas a maioria não passou dos 5: Bedrock (tinha até half-pipe!) e Kool Ibiza (que mais tarde virou Barthô), em Charitas; Double Six (do falecido ator Rômulo Arantes), em Pendotiba; Madame Kaos (point dos moderninhos e de Isabelita dos Patins), em São Francisco; Matinê do Scaffo, no Clube Naval.

Tinha também o famoso pagode no Clube da Telerj, aos domingos. Nesse eu nunca fui, mas era uma febre e gosto não se discute.

Festivais de Bandas de Garagem

Promovidos pelos grêmios estudantis, havia o Tobaga, do Salesiano, o FestCeia, do Abel e o do São Vicente cujo nome não lembro. Êêê, memória! 🙂

Ladrões de cabelo

No fim dos anos 90, houve uma onda de assaltos a cabelo. Parece bizarro pra quem nunca ouviu, mas era um terror: as meninas iam para o colégio com o cabelo escondido dentro da camisa.

Sorveteria Sem Nome

Nosso obrigado ao André Grigorevski, que trouxe essa lembrança pelo Twitter. Ficava na Gavião Peixoto com Pereira da Silva, se não me falha a memória. Eu tenho uma amiga cujo apelido era “Sorvetinho” por causa da Sem Nome. Ao nascer, os pais dela ficaram indecisos quanto ao nome que dariam. Ela ficou 1 ano sendo chamada de “sem nome”, daí o apelido.

Outras lembranças soltas

  • Feira de filhotes no estacionamento do Plaza Shopping.
  • Rozelândia – Loja de brinquedos que ficava no Plaza, contribuiu muito para uma infância consumista feliz.
  • Pizza Hut -Ficava na esquina da Gavião Peixto com Álvares de Azevedo. Funcionou por pouco tempo, até a empresa falir no estado do Rio de Janeiro.
  • Sandiz – Loja de departamentos ao lado das Barcas.
  • Bier Strand, Stop Discos (lembrança de Adib Murad).

Túnel Charitas-Cafubá

Apesar da construção ter sido anunciado há 18 anos, lembro-me como se fosse ontem… O que? Até hoje não construíram? Ah, tá… 🙂

E então? Quais são as suas lembranças de Niterói? Escreva um comentário!

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/memorias/

272 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Sem Nome era ótima! Tinha uma super em São Francisco, muita gente fazia o aniversário lá (quando não no eterno Big Burguer)
    Ótimo post!!!

    1. BOA NOITE

      SE NÃO ESTOU ENGANADO O PROPRIETÁRIO DA SORVETE SEM NOME ERA O ALEXANDRE PROENÇA ?

        • luiz claudio marcelino on 15/11/2016 at 18:13
        • Responder

        correto

  2. Ah, eu estudei na Aldeia na época em q a Natália Lage estudava lá e fazia uma novela, ela usava um cabelo curtinho q muita menina quis copiar…

  3. Mais uma: que eu me lembre, a Mãe Dinah previu q o Plaza ia cair!

  4. Ana, pensei em colocar essa história da Mãe Dinah sobre o Plaza, mas pesquisei pela Internet e vi que ela já previu que uns 20 shoppings diferentes iriam cair… Aí resolvi deixar pra lá! 🙂

    1. Eu tb me lembro dessa “mãe Diná!”
      Ela ia no programa da Sônia Abrão, que dava o maior ibope para essa “vidente!”
      Claro que fiquei com medo de ir ao Plaza, como muitas pessoas. Vai que… kkk

    • Sylvia Tristão on 29/08/2010 at 12:46
    • Responder

    tem outras coisas boas…
    quem não tomou um suco no Mattinata? lanchou na madruga no Ponto Jovem? E se deliciou com a pizza da Gruta????
    Ah!!!! e ainda tem o Panzerotto, quem se lembra???
    delicias de Niterói

    1. Tinham duas lanchonetes Panzerotto:
      – uma na Moreira César onde hoje funciona a loja Usapés… ao lado há uma passagem (tipo uma vila) que une a Moreira César à Pria de Icaraí que antes era de acesso liberado… passei muito por ali para cortar caminho para chegar ao Panzerotto
      – a outra era na Lemos Cunha, logo assim que entra vindo da Domingues de Sá

      Quem nunca se queimou comendo um Panzerotto????

  5. Mas Mattinata, Ponto Jovem e Gruta di Capri acabaram???

    1. Não acabaram…continuam funconando normalmente.

      1. UTA ACABOU VIROU PREDIO

  6. mattinata e ponto jovem ainda existem, mas esse gruta di capri eu nao sei…
    alguem tem foto do barthô ? isso é reliquia heim!!!

    1. A gruta está funcionando normalmente e a poucos anos passou por uma reforma…

  7. ola, vc tem alguma filmagem dentro do kool ibiza,gostaria muito de ver…. um abraco roger

  8. Roger, nós do Blog de Niterói não temos nenhuma filmagem da época. Caso alguém tenha filmes ou fotos antigas de Niterói, por favor, entre em contato.

    1. eu gostaria de saber qual era o nome do hotel que existia no ponto final da praia de itaipu nos anos 80?

  9. Encontri seu blog procurando pela Kool D’Ibiza… Voc~e tem algo sobre ou alguma lembrança sobre uma banda de Niterói dos anos 80 chamada Longa Metragem? essa banda chegou a abrir um show do Hogerizah, do Tony Platão… Se tiver algo e puder me repassar agradeço.

  10. Todas essas,foram boas lembranças…porém gostaria de ir um pouco mais além e falar no Bar “Bier Strand”,outrora,localizado na praia de icaraí,esquina com a rua pereira da silva.Hoje já não existe,e em seu lugar,encontra-se o edifício “calla di volpi”.Esse bar era O POINT na década de 70,parada obrigatória para um chopp.Em local privilegiado,com um extenso avarandado e bem acima do nível da rua,pois subíasse alguns degraus de sua escadaria logo na fachada.Na minha opinião,imbatível até hoje,e nem nos bons tempos de charitas(casarão/charitão/sacada/chalé II…), se curtia um chopp e um petisco como lá,seja com amigos ou com as cocotas(gatas) da época!E quando a galera das motos se reunião lá para combinar o “churrascando”,putzz…bons tempos!!Quem ainda tiver foto(s),o envio por e.mail seria muito bem vindas,agradeço!

    1. Bons momentos mesmo, esse do Bier !

    2. Concordo Martino! O Bier Stand era muito legal…muitas lembranças boas!

    3. Esqueceram de colocar a melhor boate de Niterói, a Aquarius em Itaipu, o Bar Flexa e que Junto com Bier Strand era os points da època.

  11. ops,…quem se lembra dos hi-fi’s aos sábados,no Clube Central e que “sempre” iniciava com a múcica HEY AMIGO da banda “O terço”??E depois do baile,assistir aos pegas de motos e carros no final da praia(icaraí)era obrigatório,e logo depois,a debandada geral,com a chegada de rádios-patrulhas e seus cacetetes(regime militar vigente…)kkk,isso não tinha preço!!Temos tb fotos disso??kkk,fecharia com chave de ouro.

    1. antes do clube central,teve a domingueira no Regatas. Mas ai não se pode esquecer do cachorro quente da Boa Viajem, bem como do clube Canto do Rio com Rita Lee e os Mutantes.Na época do Bier, existia um pessoal da música que ficava numa pizzaria entre a Presidente Backer e Lopes Trovão. Não falei que todo niteroiense da raiz da época lembra do trampolim.

      1. Realmente Gustavo, a domingueira do Regatas era imbativel. O baile sempre terminava com a música TANTO CARA…a música do beijo kkkk!

  12. Quem lembra qual era o nome do restaurante q havia perto do cinema em Icaraí onde aos sabados bombava com o cantor Dam?

    1. Dom Roale

    2. Dom Roale….era show !!!

      • jourdan amóra on 30/03/2016 at 14:45
      • Responder

      Era o Le Petit Paris, que chegou a ter, nos fundos, a buate Tortuga, de Roberto Lacerda Avez Precht, Irany Gomese Jospé augusto Tannus, o Kanela.. A casa principal era dirigida pelo baixinho Jonas, que não queria deixar o menino Sérgio Mendes, tocar no seu piano, o que foi permitido por interferencia dos jornalistas que frequentavam a casa. Niterói teve outras buates, na rua Moreira Cesar e a outra, anexa, funcionava sob a direção de Rubens Tramont, anexa à Cantina dos Pescadores, nas Charitas (antigo estaleiro e depois estação de catamarãs). Tenho foto de almoço do novato Clube da Imprensa que criamos com o Abel Rodrigues , estando presente o senador e jornalista Danton Jobim.

  13. E aquela casa de show q ficava no trevo de Piratininga? Qual era o nome msm?

      • Orlando Junior on 23/06/2014 at 11:35
      • Responder

      Cocktail … erá muito bom … tocava todos os ritmos.

      1. Não era no inicio da praia de Piratininga Orlando?

    1. Nó na Madeira

  14. Rodízio de Pizza no Mafioso,…lembra? kkk, e aos Domingos no Clube de Regatas Icaraí, com Dj. Malboro..me lembro até de ir ao Show do Claudinho e Buchecha no Madame Kaos…kkkk, eu era de uma gangue da bicicleta q saia fazendo MER.A por toda cidade, cruzes!! kkkkkk

    • ataualpa junior on 10/11/2010 at 17:03
    • Responder

    muiiito legal essas lembranças de niteroi,e a que me veio a memória foi o projeto barca das sete em frente ao terminal das barcas nos anos oitenta; que barato… recordar é viver

    • Fabricio Cabral on 01/12/2010 at 00:12
    • Responder

    Me lembro bem de um lugar e que não foi colocado no post, a famosa “Rua das Pedras”
    era parada certa e lembrando que tinha também uma sorveteria sem nome onde hj é o beco do marquês e o Casa e Mobili em frente ao supermercado Guanabara, me lembro muito de lá
    sorvete igual aquele não existe mais rsrsrs

  15. Alguém se lembra do Petit Paris, um barzinho na Praça do Cinema Icaraí, da Pensão Roma, umantigo casarão na esquina da Oswaldo Cruz com a Praia, do Bier Strand na esquina da Pereira com a Praia, enfim das antigas residências ao longo dee todas as ruas de Icaraí?
    Sou uma eterna saudosista de minha cidade e caso alguémtenha fotos por favor me envie.

      • Sandra MariaLucas on 11/01/2014 at 17:36
      • Responder

      Gostaria de receber fotos do Le Petit Paris,caso tenha…Obrigada!!!!!!!!

      • vitor galhardo on 29/05/2015 at 16:56
      • Responder

      como tenho saudades daqueles anos, das paqueras da praia de tarde.

  16. Temos algumas fotos de 1951 a 1971 aqui:
    http://niteroi.dreamhosters.com/nictheroy-fotos-antigas
    Mas realmente gostaria de ver umas fotos dos anos 70 e 80. Se alguém tiver, por gentileza envie para nós.

    1. Blog de Niterói,
      Por favor, atualize ou disponibilize a página.

  17. Kook d’Ibiza…
    Isso me desperta lembranças do ano de 1990, quando eu e meus amigos, num sábado à noite, resolvemos sair da Tijuca para ir a uma boate em Niteroi… Nunca tínhamos ido lá. Fomos parar na Alameda São Boaventura, a caminho de São Gonçalo! Nossa sorte é que paramos num ponto de ônibus e pedimos informação a um casal. Na mesma hora a menina disse: “A gente tá indo prá lá! Dá uma carona que a gente mostra o caminho!”. Apesar de sermos três homens no carro, as pessoas ainda tinham essa confiança. E lá fomos nós. Nunca mais esquecemos o caminho. Peguei muuuuuiiiita gente lá!

  18. Entre os barzinhos na praia de Icaraí me lembro muito do “Bier Strand”, nunca vou me esquecer do sundae de lá e foi onde experimentei cerveja pela primeira vez hahaha…era bacana, visual bem anos 70. Na praia também tinha o restaurante TEXAS, acho que esquina de Backer com praia, ainda lembro do cheiro da comida, engraçado….das boates mais antigas e maneiras tinha a “Aquarius” (acho que escrevia assim) em Itaipu, furei muita festa lá hehehe
    dos antigos cinemas de rua, os mais bacanas na minha opinião, não curto cinema de shopping, o Cine São Bento perto do Campo de São Bento era muito lindo!! Gostaria de ver uma foto de lá…
    Falando em lojas antigas, bem antes da Sandiz tinha a Mesbla, onde comprei muitos brinquedos e roupas!!! Eles tinham uma lanchonete onde tinha uma torta de chocolate com passas incrível hahahah

    1. Pow..sera que ninguém lembra da CACHAÇARIA da Mariz e Barros , 2ª Quadra , Farenata na Backer , Batipatu , na Av. Sete… Pow tem também o Ile Uamba em itaipú , A galera da placa SAMARITANA , na Praia de Icaraí ,..todos esses lugares foram pointes da época. nos saudosos anos 80 !!!

      1. EU LEMBRO DE TODOS ESSES BARES .

        1. Eu também kkkk!

      2. Farinata foi o bar que eu frequentei no 1º semestre de 1988, 1x por semana, pois havia passado no Vestibular somente para o 2º semestre… Era muito bom, com um piano e um violão à disposição de quem quisesse tocar. Excelentes saraus…

    2. O Texas era uma pizzaria que ficava numa galeria a céu aberto entre a Presidente Backer e Lopes Trovão. Lá havia também uma sorveteria! E o Colégio de Freiras Pio XI na Otavio Carneiro, onde estudou a Baby Consuelo?
      Guardo na lembrança o platô da Boa Viagem antes da construção do MAC. Lá havia uma concentração de quiosques muito alegre, onde a juventude ia forrar o estômago com maravilhosos sandubas, após a noitada nos Bailes da Engenharia… Como disse o escritor espanhol Manuel Castell, “a alma de uma cidade está na memória de seus lugares”
      Muito bacana esse site!!

      1. Baby Consuelo,Pepeu Gomes,entre outros cantores , niteroienses faziam ponto ali. No Bier era outro pessoal detalhe antigo da cidade. Em Niteroi todo mundo se conhece.Realmente a Boa Viajem tem um amanhecer magnifico. E na ocasião os quiosques ficavam cheios. Alias para estacionar era em determinados horáriosera complicado ………… !

    • Katia Albuquerque on 01/01/2011 at 12:41
    • Responder

    Meu filho me lembrou do Cicle São Bento na Gavião Peixoto, em frente ao Campo. Era lá que ele comprava o material para o futebol de botão. Tinha também o Bar Venezia na Praia de Icaraí. Ah, e no lugar do MAC tinham os quiosques para comer milho.

    1. Caraca!!!! Levava sempre as bicicletas dos meus filhos pra consertar lá!!!! Eu morava no CSB.

    2. Alguém sabe o que aconteceu com o cicle são Bento? Porque fechou?

      1. o Cicle são bento esta na barão do amazonas , bem no centro de Niteroi..

  19. Respondendo a “Julianadisse”: chamava-se Don Roale. Coincidentemente tropecei nesse blog porque procurava algo sobre esse ‘barzinho’. O nome do cantor era, na verdade, Dan, que parece ter se mudado para Cabo Frio e dá expediente agora nos bares de lá. Eram noites fantásticas com direito a umas canjas de outros cantores como aquele (quem se lembra do nome?) que levava: “Aaarruma a mala aê/ Arruma a mala aê/ a Rural vai desabar/Desce pra empurrar…”. Incendiava o salão! Point nota 11 para azaração e para curtir uma música legal!

    1. Atualizano….DAN e meu irmao e continua tocando e cantando nas noites de CABO FRIO.
      Realmente as noites de sabado no Don Roale eram sensacionais.
      Tempos idos e vividos.
      Abracos.

  20. Gentii , ali no centro de niterói onde funciona hj uma loja de utilidades do lar .. acho que o nome é até utilar.. lá não era um cinema? acho que assisti o concunda de notre dame ali .. será ?

    1. ccerteza era o cinema central.

        • Marco Aurelio on 16/03/2015 at 11:04
        • Responder

        A loja de utlidades, em frente à antiga estação dos aerobarcos, já foi o Cinema Niterói. O Cinema Central, entre a Rua da Conceição e a Aurelino Leal, virou bingo e hoje está fechado.

    2. O nome da loja de utilidades era Ultralar

    3. O nome da loja era Ultralar.

    • Carlos Henrique on 10/02/2011 at 21:31
    • Responder

    O que acham de viajar pela Rua da Conceição: Pizzaria Italia, Leiteria Brasil ( tinha um pão doce dos céus ), a Grand Jóias, o City Niterói, a saborosa hidrovita…. E tinha também a pastelaria Imbuy na José Clemente, que só vendia pastel e caldo de cana, e o charme eram as miniaturas das barcas que ficavam girando sem parar….Ô tempo bom…

    1. a Italiana era a ultima remanescente dessa época, acaba de ser vendida para um grupo Chines e já esta fechada foi vendida agora no mês de Agosto de 2015…uma pena !!!

  21. Lembro muito dessas miniaturas das barcas que ficavam girando… Mas não fazia nem ideia que ficavam na tal pastelaria Imbuy!
    Obrigado pela informação!

    1. Morava lá perto e ia sempre comer pastéis com caldo de cana…

    • MÔNICA COSTA on 12/04/2011 at 20:52
    • Responder

    AUHAUHAUHA… SE ESQUECERAM DA SCAFFO NO CLUBE NAVAL!

    • MÔNICA COSTA on 12/04/2011 at 20:53
    • Responder

    IIIHHH… NÃO ESQUECERAM NÃO! RAPAZ,TÔ VELHA! KKKKKKK

  22. Estava atrás de algo sobre o Espaço Voador, que ficava em São Francisco, e tinha ótimos shows. Alguém lembra?

    1. Sim. eu cheguei a andar de Skate por lá….de patins tb rsss Queria fotos do Half-Pipe e do Espaço Voador !

      1. Antes do espaço voador, tinha um tobogã ficava lotado.

  23. Bom Dia pessoal, quem se lembra do Lamore bar & Rest, na belisario esquina com praia de icarai, e bem la longe (1973) sorveteria Snob na primeira quadra da presidente backer

    1. Morei lá nessa época, mudou para castelo de Icaraí… Tempo bom!

      1. Tinha o “Garota de Icaraí” tb, ao lado do central.

  24. Ja q o assunto e saudades, que tal o bar snoopy`s na praca do arariboia, o chopp
    mais gelado e funcionava 24hrs/7 dias . la por 1983.
    e por falar em saideira, o grande restaurante Albatroz na froes, do meu amigo marquinhos

    1. Antes tinha um outro nome e era um bar elitizado só para quem tinha grana vc comia quase dentro do mar. Não consigo me lembrar o nome.

  25. Maneiro conhecer vocês!!
    O nome da boate em Piratininga
    era Coquetel. E quem lembra do toboágua
    em Piratininga?! E dos bailes do Marquinhos do Rock
    no Largo da Batalha?!

    1. Tinha a Blow Up em piratininga.

      1. E também a Tubarão em Piratininga.

        1. O restaurante que está lá até hoje chamava-se La Massa ao lado a Blow Up, a porta de saida ainda está lá, na rua laterial se não me engano… Em Piratininga também tinha um Boliche que hoje é um predio. Castelinho…
          Em Pendotiba, falaram em Republica da Banana?

            • Beth on 26/04/2015 at 09:48

            Vc lembra o nome de uma lanchonete em Piratininga la pelos anos 80 que vendia sandwuiches deiciosos.

            • Henrique on 23/09/2015 at 09:42

            Acho que a lanchonete que a Beth perguntou era o Jack’s do casal Aginaldo e Marilu.e ficava onde hoje se encontra o Cancun Center. Tempo de patins…

    • Ricardo Marinho on 29/08/2011 at 15:23
    • Responder

    Meus queridos!! quem se lembra de “Barca das sete” quando era em frente as Barcas, depois passou para a frente do DCE. faz um bom tempo hein. Os trayllers no alto da boa viagem, aquele hot-dog ou queijo c/ banana.Beer restaurante praia de Icaraí, era o point nos anos 70! tempo bom!
    []’s fraternos

    1. Comi muito hot dog em Boa Viagem…a luz das estrelas…Agora tem um disco voador, mas não se vê as estrelas…

  26. Infelizmente não é muito fácil conseguir fotos antigas,mesmo que de 30 há 40 anos…O blog não tem tanta abrangência assim para conclamar tantas pessoas para que dentre elas,consigamos tais fotos.E precisaria ainda,de quem as tivesse,ter a boa vontade de postá-las,o que vem a ser um outro quesito.Possivelmente ,temos uma riqueza em material fotográfico esquecido em muitos fundos de gavetas e que nunca serão reproduzidos ou,multiplicados.Pior ainda,é que muitos serão jogados fora por pessoas que possivelmente não darão valor a isso.Bom,essa é a lamentável realidade dos fatos !!! Abraços.

    • helio carvalho da fonseca on 04/09/2011 at 15:54
    • Responder

    Onde conseguir fotos das fachadas dos antigos cinemas de Niterói ? Ja consaegui de alguns, mas Nada do cine Boaventura

    • Maxwel Soares on 03/10/2011 at 23:38
    • Responder

    Ali perto das barcas…. alguem tomou Aquavita?
    O cara botava um pozinho naquela agua de torneira, em uma garrafa verde claro. Dava um gosto diferente no calor

    he he he e he

      • Ailton Pereira Rocha on 09/07/2012 at 23:38
      • Responder

      Aquavita veio bem depois do hidrolitol. Ficava entre o Cine Central e a esquina da Rua da Conceição. Era para onde se dirigiam os que tinham se excedido na noitada. Havia uma placa: “Se o álcool te atrofia, hidrolitol te alivia.” Isso foi dos anos sessenta para trás. Tempo dos bondes; e depois, dos trolleybuses.

      1. Tempo bom em que acompanhava fita em série nos cinemas Viradouro e Rink, via filmes de Oscarito no cine Mandaro no Largo do Marrão e no Imperial onde hoje é o Plaza Shoping. Um bom program também era ir ao circo Garcia ou então ao Olimecha armado no Valonguinho. Mas o programa mais interessante era pegar um barco enfeitado de bandeirinhas na Ponta da Areia no dia 8 de dezembro para ir à festa da santa na Ilha da Conceição. Bom tempo…

      • Marco Aurelio on 16/03/2015 at 11:07
      • Responder

      Comprávamos as caixinhas da fórmula, para fazer em casa. Conheci como Hidrovita

  27. Sanduiche do Marcelo em Itaquatiara, a Lanchonete Com Pao da Moreira César, a sorveteria On the Wall na Lopes Trovao… tudo Bom demais…

    • nelson fernandes lopes on 17/10/2011 at 14:33
    • Responder

    acho que sou o mais velho saudosista de niterói : o BIER STRAND ,o TEXAS, o REGATAS ,O FUTEBOL DE PRAIA AOS DOMINGOS O MEU QUERIDO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÒI > O NITERÒI RUGBY , os meus amigos ,o PETIPARIS cinema SÂO BENTO E O FILME DA MEIA NOITE ,o TRECO do JOÃOSINHO O TUBARÃO o STOP. , o cachorro quente no mirante da BOA VIAGEM eta Niterói bão que saudade

    1. Na lembrança, o trampolim ,praia de Icarai, o cais lá em charitas que tinha um restaurante.a estrada da cachoeira . os bailes no Canto do Rio, no clube no Fonseca.

    • eduardo niterói on 31/10/2011 at 12:30
    • Responder

    As ruas de paralelepipedo e os bondes,depois os troleis, o trampolim na praia, o calmo transito,.

  28. Somente para lembrar que o Cine São Bento ficava na Rua Domingues de Sá esquina com a Rua Lemos Cunha, por sinal um belo cinema, as cadeiras recuavam com você sentado para dar passagem para alguém.

    Foi na boate Petit Paris que o quarteto MPB-4 fizeram a sua primeira apresentação como profissionais, no inicio da década de 60 (1962 ou 1963). Petit Paris que depois mudou o nome para Tortuga, em meados de 70 (não lembro a data).

    Vale lembrar também o famoso Baile do Havai no Clube Central, inicio de 70, que ficou por vários anos.

    Era um tempo bom, tranquilo, onde todos se respeitavam, sem medo, podia andar a noite sem ter o receio de ser assaltado ou coisa parecida. Que saudade desse tempo.

    Como cheguei aqui, estava procurando no Google uma figura folclórica em Niterói conhecido como “Robertinho Maluco”, um dia os contatos do trolley soltou-se, o motorista desceu para arrumar, não é que o Robertinho maluco entra no trolley e sai dirigindo com o motorista esbaforido correndo atrás. Essa historia ficou conhecida como “O roubo do Trolley”. Essa é uma delas, mas tem outras mais com esse personagem que foi Robertinho Maluco.

    1. Inof
      Fui companheiro de “cagadas” do Robertinho, tb chamado de Robertinho sacanagem.
      Certa vez retiramos uma estátua(busto) de mármore do jardim da Reitoria e ao sermos pegos pelo vigia,
      informamos que era para levar com a ordem doi Dr Pimpão Reitor da Universidade.
      Levamos o bustoi para sua casa que ficava na r. Maris e Barros,após a av Estacio de Sá.
      Robertinho já morreu a algun tempo.

    2. Não pode cair no esquecimento do lendário Charuto, que montava nas motos que o pessoal deixava a chave.

      1. Oi gente, cheguei aqui sem querer, mas nunca tinha visto uma conversa tão legal sobre a nossa antiga Niterói!
        Eu morava na praça do Rink, numa casa antiga que foi demolida para fazerem um predio fino e feio…
        O Charuto me salvou várias vêzes nas noitadas voltando do clube Regatas…acho que ele já morreu.
        A praça do Rink agora está fechada e perigosa…uma pena…eu brincava com meus amigos nos chafarizes (sempre sem água), mas era divertido andar de patins ou bicicleta dentro deles!

    3. Assisti a várias do saudoso Robertinho. Lembro que certa vez ele “adormeceu” em cima de uma árvore, quase esquina da antiga rua Barros, e um bando de gente ficou ao pé da mesma, apontando para cima, preocupados com a possibilidade dele cair. E, de repente, como num passe de mágica, “acorda ” o Robertinho e desce, gozando com a cara de todo mundo. Era um moleque muito travesso.

      1. o Caneco gelado do Mario ainda existe???

        1. Sim! Aqui: https://goo.gl/maps/sN2txjwhgnT2

    • Esperança Calda Waghabi on 16/12/2011 at 08:58
    • Responder

    Para quem nasceu nos anos 50 e namorou/casou nos anos 70, vai lembrar de tudo isso:Quermesse do Abel,Boliche de São Francisco que virou Festival 2001 e por penúltimo o Porcão, Sarau na Livraria Diálogo, Pastelaria Imbuy, domingueiras no Regatas e no Marieta , Restaurantes Samanguaiá, Sacada, Miramar, Seu Horácio, Lidoe a Rede Braga na praia de Icaraí. Bons tempos!!!!

    1. H´de ser lembrado a caipirinha do Ney , lá no ORQUÍDEA restaurante onde hj em dia e a Mineira.

  29. Maxwel Soares

    O nome daquela agua maravilhosa e refrescante poção era Hidrovita, que ficava no Banco Lotérico, de um lado o balcão onde vendia bilhetes de loteria e do outro lado ficava o balcão onde se preparava a hidrovita, tal qual você descreveu, colocava o pozinho que vinha num envelope, em umas garrafas grossas, que era fechada e o cara dava umas 2 ou 3 chacoalhadas para misturar o pó, e estava pronta a deliciosa hidrovita. Em dia de calor já saia de casa pensando em beber a refrescante agua maravilhosa. Sempre estava cheio.
    Tenho saudades daqueles tempos !!!

    1. Perfeito.! O nome da água era mesmo Hidrovita. Havia, também, dois tipos de refrescos que eles serviam numas tacinhas de metal onde se colocava um cone de papel à guisa de copo: Eram refrescos de maracujá e abacate… Os melhores que já tomei! Até hoje faço o refresco de abacate que aprendi lá! e, além do Petti Parri (já lembrado) e do Bier Strand em Icaraí (também lembrado). Sei que o papo é de Niterói, mas lembrei-me que depois de tomar os refrescos na Praça Araribóia, atravessava de barca e, lá pelo meio-dia, ia ao Bar Simpatia, na Rio Branco, para mais refrescos…. Lá o “must” era o refresco de coco e tinha (menos conhecido) o de café com limão… Também faço os dois… Voltando à Niterói, é preciso lembrar do Bicho Papão, restaurante de frutos do mar, em Jurujuba e, mais tarde, do Bigodão, no Saco de São Francisco, ali no Lido, que fazia a melhor casquinha de siri que já comi na minha vida (cansei de tentar mas nunca consegui fazer igual)… Ah! Niterói da minha juventude (anos 60).

      1. Quem se lembra do bar O Beliscão na rua Marechal Deodoro no centro de Niterói…tinha um limãozinho e servia uma sopa de tartaruga do mar…(bem antes da consciência ecológica atual)…a famosa caipirinha do Orquídea ( já lembrado)…velha e nostálgica Niteró dos anos 60.

  30. Esqueceram da Aquarius na praia de itaipu, republica das bananas em pendotiba, shows de domingo no Abel e Salesiano (legião urbana, João penca, titãs, Lulu santos…) le village 1 em charitas, treino da seleção brasileira de 82 no Caio Martins! Queda do prédio na Fagundes Varela, lembram-se? Ficou fechada um tempão!

    1. Cheguei nesse blog procurando algo sobre a queda do predio na Fagundes Varela…estava lá pertinho quando ele caiu…até agora não encontrei nada sobre isso.

  31. Quem lembra da boite Blue Up não sei se escreve assim , mas era uma boate em piratininga muito maneira e badalada naquela época …fui muitas vezes e curti muito aquele tempo que não volta mais.

    1. Muitas vezes…até matine aos domingos RSRSRS…f…era que não vendiam cerveja na matinê…Pra quem não conheceu é onde foi também MR. Volt , frente ao Santana .

  32. Quem lembra da boate Art disco club no casarao de charitas antes do kool ibiza

    tocava muito pop rock 80 pet shop boys , duran duran simple minds etc, matine aos

    domingos comecava as 16.00hs .. as 20.00 menor de 18 anos tinha que sair..

    eu me escondia so pra ficar ate as 22.00hs epoca muito boa um abraco…

    1. Opa! Os bailes do cararão anos 80…turma toda fingindo ser mais velho kkk!

  33. Se o alcool te atrofia, HIDROVITA te alivia. Este era um dos slogans. Na rua da Conceição tinha os salgadinhos da Esportiva (em frente Leiteria Brasil). Por sinal, alguém sabe a receita do salgadinho de lombinho?

  34. lendo os comentarios sobre a hidrovita, viajei no tempo…
    eu era bem pequeno e sempre que ia no trabalho do meu pai ele me levava lá…
    de todos os citados acima, os que mais gostava eram o Le Village e o Don Roale…
    o Cok & Tail (não sei se e assim que se escreve) tb era maneiro no inicio…

  35. Lembranças, vamos lá:
    1- Pensão Roma
    2- Júlia Cortines (acho q ainda existe)
    3- Cine Sâo Bento (deu lugar a um prédio na Domingues de Sá, esquina com Lemos Cunha)
    4- Cine Mandaro (no Largo do Marron)
    5- Cine Odeon ( no Centro)
    6- Sorveteria Snob, com sua cobertura de chocolate quebradiça.
    7- Domingueira no Clube Regatas (ao final, as brigas eram tradicionais)
    8- Quermesse do Abel
    9- Quermesse do Salesiano
    10- Baile de Debutantes do São Vicente (os cadetes da marinha sempre dançavam a valsa com as debutantes)
    11- Baile do Havai, no Clube Central (sempre fantásticos)
    12- Bier Strand
    13- Trampolim da Praia de Icaraí
    14- Tobogam na Praia de São Francisco
    15- Boate Piratas, em Piratininga
    16- Requinte, excelente loja de móveis, na Gavião Peixoto
    17- Baile pré-carnavalesco no Canto do Rio (um deles ficou conhecido como baile do cloro)
    18- Restaurantes Sacada, em Charita (com seu frango à cubana maravilhoso) e Samanguaiá, à caminho de Jurujuba (uma fortuna)
    20- Discoteca São Francisco
    21- Discoteca Casarão
    22- Horácio
    23- Hotel Lido, em São Francisco
    24- Sorveteria Sem Nome
    25- Boate Tubarão, em Piratininga
    24- O Super-Homem, Zé Belo, que corria pelas ruas de costa e assobiando
    25- O vendedor de cocadas e seu canto eterno: “olha a cocada, olha a cocada quentinha, feita agora, tem de côco, tem de abóbora, tem queimada…olha a bonita cocoda, olha a cocada quentinha feita agora…tem de côco, tem de abóbra tem queimada…”
    26- O baiano ´Piripiri” e sua limonada na Praia de Icaraí, que cantava: ” a limonada do baiano é uma jóia, ô limão, ô limão, ô limão!!!”
    27- O andarilho de Niterói. Um senhor de barba branca, de terno, que sempre caminhava vindo do Centro, passando por Icaraí, seguindo pela Fróes, São Francisco e sei lá pra onde ia.
    28- A tragédia do Grand Circo.
    29- As turmas de Icaraí. Eu frequentava a da Lopes Trovão. Grandes amigos.
    30- Aluguel de veloçolex no final da praia de Icaraí. Uma barulheira danada, mas quanta emoção.
    31- As ressacas na Praia de Icaraí. A galera levava uma câmara de pneu de caminhão e subia a galera. Detalhe: não podia pipocar, tinha q encarar as maiores ondas. Não sei como ninguém se machucava mais sério, pq caia lá do alto direto na areia, e depois levava na cabeça aquela massa de água.
    Qq dia, volto a lembrar de mais coisas.
    Queria que alguém ajudasse a lembra do nome da loja de discos que ficava na Pereira da Silva.
    Bye

    1. Renato
      parabéns por suas lembranças, vejo aí um niteroiense nato. Lembro de tudo isso aí que voce citou. penso que a loja de discos era Stop Discos.
      Lembra da Sabia Discos no centro da cidade? Gostei muito da lembrança do Horacio. E aquela gruta que existia na igrejinha de São Francisco?

        • Alexandre Gastesi on 04/10/2013 at 03:11
        • Responder

        O nome da loja de discos era mesmo “Stop Discos”. Se não me engano, o antigo proprietário, “Sr. Zé” ainda tem uma loja (agora de CDs e DVDs), no shopping 211, esquina da Lopes Trovão com a Moreira Cesar.

      1. A gruta foi para o espaço, demolida por destoar do conjunto arquitetônico tombado.Faltou lembrar o Castelinho,na praia de Piratininga.

      2. Eu me lembro da melodia do vendedor de cocadas. Ele entrava na vila em que morava na Lopes Trovão carregando suas cocadas em uma cesta no alto da cabeça.
        Me lembro também do amolador de facas que tocava músicas na roda e chamava os clientes.
        O vendedor de peixes gritava bem alto com uma voz que ia longe “Peixim”.
        E o vendedor de Mate que saiu até mesmo em um comercial na TV?

    2. Sorveteria Longarone
      Sr. Jair de Piratininga “Quem foi que me chamou ai?”
      E o cinema Drive In perto do Parque da Colina?

    3. Renato, realmente suas lembranças foram nossa época. Mas na esquina da Lopes Trovão tinha a rapaziada do Surf , que em noite de Natal ia para ITAPUCA surfar e o pessoal de carro ligava o farol por algum tempo melhorando o surf da galera.

    4. Renato você conheceu o Mario Marcio que morava na av. da praia se não me engano Quintino Bocaiuva em São francisco?

    5. Poxa Renato, você arrasou! Legal demais a tua lista!!

    • Helio Carvalho da Fonseca on 21/03/2012 at 01:33
    • Responder

    Existia um grupo que se reunia na AVenida Sete de Setembro(casa do Elisio) que era chamado de HI FI…tinha varias fotos dessa reuniões mas elas estão em poder de um professor chamado Salvador (Dodo)..Ele ia escrever um livro sobre a turma mas não conseguiu patrocínio.

  36. Muito obrigado por todas as lembranças de vocês! Agora este post está muito mais completo!

  37. olha já vi que existem niteroienses nesse papo mais ninguém falou da quadrilha do centro educacional de niterói ,da sua festa junina ,dos grandes clássicos no Caio martins entre centro educacional e Liceu Nilo Peçanha ,da festa de itaipú ,dos pegas de carrinho de rolimã na Santa e Boa Viagem do surf da Itapuca do nosso Niteróisinho de outras décadas agora bem relembrado

  38. Só pra consertar aí, o pagode da telerj era as sextas a noite, era bom demais e ja tivemos varios shows como jorge aragao, fundo de quintal, soweto, so no sapatinho e muitos outros….

    • Martha Resende on 26/04/2012 at 19:00
    • Responder

    Boate era o Tubarão em Piratininga (década de 80). Niterói em peso ia prá lá nas noites dos fins de semana. Ficava bem em frente a praia, na 1ª quadra, não era rua calçada, apenas uma rua de terra e a restinga. Era uma enorme choupana, com teto de palha, apenas uma entrada, duas janelas e nenhuma segurança contra incêndio e todo mundo fumava lá dentro. Isso sem falar no “Faz cabeça” que era um boteco pé sujo que ficava no Trevo de Piratininga e parávamos o carro ali prá beber (como eramos inconsequentes naquela época) antes de chegar na boate.
    Tinha também o Baile dos sócios no Clube Canto do Rio, na 5ª feira que antecedia o carnaval. Ficava lotado! Niterói inteira ia a esse baile.
    E a boite Petit Paris que ficava na rua do cinema Icaraí, perto do atual Chalé? Era o auge dos anos 68/70. Foi a 1ª vez que vi luz negra.

  39. A loja de discos que ficava na Pereira da Silva, não era Stop Discos ?

  40. Alguem lembra do bar Pigalle que ficava na rua defronte a praça Getulio Vargas ao lado do cinema Icarai? E a boate Tubarão em Piratininga? O motel Havai em Itaipu. Coisa de niteroioense nato. Aqueles que sabem onde fica a avenida Estácio de Sá.

    1. Isso… Av. Estácio de Sá e Rua Barros…

        • Jeferson Morais on 22/06/2017 at 15:06
        • Responder

        Avenida Estácio de Sá (atual Roberto Silveira). Boas lembranças galera!!!

  41. SOU DE NIKITI TENHO UMA BANDA DE ROCK A ALMA DA NOITE, E LEMBRO Q NO VERÃO DE 82 TINHA O BARCA DAS 7 E EME 83 O ESPAÇO VOADOR ONDE TOCARAM BARÃO ,CELSOBLUES BOY E OUTROS, QUERIA SABER COMO CONSEGUIR MATERIA DE JORNAL DA EPOCA.

  42. Ninguém falou do BAR DO NATAL que ficava onde hoje é o Plaza! frequentei muito!! O Bier também e o Texas…esse blog é demais mas temos que conseguir FOTOS. ADORARIA VER FOTOS DO BAR DO NATAL. abraços a todos

    1. Quantas saudades! Gostaria muito de ver fotos do Natal…

      • Eliane Considera on 21/11/2012 at 12:16
      • Responder

      Há um filme de antigos alunos da UFF sobre o bar Natal. Procure no IACS. na Lara Villela 126.

        • Jacques Sochaczewski on 09/05/2017 at 11:24
        • Responder

        Eliane, quanto tempo! rs

        Há também a página Amigos do Candinho, desde os tempos do Lerfa Mu

  43. Tinha a Good Good, pizzaria que marcou minha infância. Ficava no Center V, em Icaraí. Existiu até o meio dos anos 90. Me lembro dos ventiladores de teto (hoje em dia tudo é ar condicionado) e dos mini mini garfos de madeira que eles serviam para as pizzas à francesa. E, é claro, das excelentes pizzas. Eu era muito pequeno quando fechou, não lembro tão bem mas essas lembranças sempre me remetem àquela época.

    1. Meus filhos vão gostar de ler sobre o “Good Good”… mandei o link do blog pra eles!!!!!!!!

    • luiz fernando on 17/08/2012 at 11:28
    • Responder

    vamos lá quem nunca comprou material escolar na CASA MATTOS ?? disco de vinil na SABIA DISCO ? e que do Fonseca nao foi a Crazy House ?

    • Paulo rogério on 16/09/2012 at 01:59
    • Responder

    Lembro do espaço voador, no inicio da praia de são Francisco.de um show da blitz. Foi muito bom!
    Do acadêmico
    Sorveteria sem nome
    Inesquecivel era a kool ibiza ….

  44. Com certeza esse blog e muito bom, lembro bem do clube da telerj ,foi junto com a febre do pagode em 1998, toda sexta bombava, fui em show d osoweto e do so no sapatinho, ( nao gostava so ia por causas das meninas que iam, so gaTA !!!!!). A MADAME KAOS era legal, mas não durou muito o sucesso, e o don roale com o dan ( ou “dan roale ” para os fas rsrsrs) eram point no ano 2000 ,era lotada as asextas e sabados , muito mulher bonita e legal, rolava uma pegação maneira e musica de excelente qualidade. fiquei com muita menina show la e ficava tomando chopp em pe, por que so vivia lotado rsrsrsrsr

    • samara ribeiro on 05/12/2012 at 22:21
    • Responder

    Gostaria de saber se vcs tem alguma filmagem da época de koll ibiza caso tenha favor entrar em contato pois queremos homenagear uma amiga que foi dançarina lá o nome dela é carlla ela dançava junto com o parceiro Jony um negão de tirar o chapéu…e ela iria gostar mto de rever isso. se puder ajudar eu agradeço aguardo seu contato. Ela foi a rainha da koll ibiza. eles arrebentavam nas danças….

  45. Qual e o nome da pizzaria que ficava ao lado da Blow-up? Fui milhares de vezes e não lembro o nome…. Deve ser a idade…

    1. La Massa, ainda está lá oque sobrou…

  46. Tropicalia baile dos socios as 4 noites no cantusca desfile das escolas de samba na amaral peixoto vila olimpica corsarios lgo batalha surf na itapuca festa na pca do inga nauru calca de bali camisa onbongo pochete bali cadu e cigarro salem ou gudan estudei no iepic

  47. Gente aqueles trailes da Boa Viajem (onde hoje e o MAC) Comi muito cachorro quente lá. Kool Ibiza foi muuuuuuiiiiiiiiiiiiiiito bom!!!!!! Tanto que foi LÁ que conheci meu marido(estamos juntos ate hoje) Só 23 anos. Obrigada a voces pelas lembranças

  48. Sorveteria Snob em Icaraí
    Pastelaria Pinguim na Gavião Peixoto
    Uma pastelaria nas Barcas, que ficava passando um barco de madeira na parede
    Rinque de patinação no Campo de São Bento
    Discoteca Casarão em Itaipu

    1. Sorveteria Snob em Icaraí
      Pastelaria Pinguim na Gavião Peixoto
      Uma pastelaria nas Barcas, que ficava passando um barco de madeira na parede
      Rinque de patinação no Campo de São Bento
      Discoteca Casarão
      Aeroclube Charitas.

  49. Bar Elite em icaraí
    Padaria Pão quente nas Barcas melhor empada de camarão que conheci, e o pão também era muito bom.

  50. Angu do Gomes
    Caneco Gelado do Mário

  51. Assistir corrida de submarinos na Boa Viagem, nos fins de semana a noite

  52. poxa, fui longe nas lembrancas agora!!! Quem se lembra da vila olimpica, la no centro da cidade…. point jovem dos anos 80!!! e do bar xeretas em charitas… meia trava em pitarininga…. veleiros em itaipu… Meus Deus, tempo que jamais vai voltar.

  53. Quem se lembra do restaurante O Bom Canto?

    1. Amo a pizza de lá… Mas eles continuam fornecendo por telefone… Já pedi algumas vezes! Só q não moro mais aí..

  54. Comi muito no Bom Canto! Adorava o file de frango a milanesa e o arroz a piamontesa rs
    – Festas no Vale das Pedras (acho q era esse o nome) em meados dos anos 90, alguém se lembra? Tinha bebida liberada e um monte de gente passando mal no final da noite rs
    – Festas temáticas no Clube Naval & Country Club de Pendotiba no inicio da decada de 90
    – Free Chopp, perto do clube regatas, meados dos anos 90

    1. Caracaaaaaaaa festa no vale das pedras me fez comentar!!!! kkkkk muito tempo!!! O Bedrock tb era foda, Mas bom mesmo era o Bar do Meio Itaipu na época do verão, alguém lembra??? No meio da pista depois do Itaipu Multicenter

  55. Lembram do BOCA LOCA barzinho em Icarai?

  56. Noitadas no Saco (São Francisco)

    Longarone (Sorveteria)
    Bigodão

    Noitadas em Icaraí:

    Agua na Boca
    Farinatta
    Alfacinha
    Cachaceria

    Tudo de bom!

    1. E o bar Expresso Noturno, em São Francisco? O bar mesmo ficava nos fundos de uma casa, a gente tinha que andar num corredorzinho pra chegar nele, super transado. Fim dos anos 80.

    • Claudio fischer on 26/03/2013 at 21:01
    • Responder

    Sou do tempo da Hidrovita.quando ia pra aula na faculdade, descia da barca atravessava a rua e ia tomar a hidrovita.Eles abriam um saquinho com o pó e diluiam na agua.

    Alguém sabe onde se pode comprar.?

  57. Muitas boas lembranças daquela época da boate Aquarius em ITAIPU e quando terminava iamos lanchar no mirante da Boa viagem , onde hoje o Museu contemporâneo de niteroi e os pegas na beira da praia de Icaraí e as festas juninas no Barreto e melhor de tudo naquela época não tinha violencia que saudade….

  58. galera sou da turma do pe pequeno,do colegio figueiredo costa,do professor betbeto e seu pai seu alvaro.do instituto maia vinagre,da epoca que ficavamos ate de madrugada correndo atras de balao.e terminavamos a noite nos trailers da boa viagem.
    curti muito o cine mandaro no largo do marrao(ou sera marrom,grande duvida,rsrsrs)comi muito panzerotto le andei muito no nosso famoso onibus linha 49

  59. outras lembrancas:campo de sao bento,descer de carrinho de rolima na estrada da santa,do salesiano,pular o muro do caio martins para ver jogo,parque da cidade pra ver salto de asa delta,pega na estrada froes,1 grau,bom canto,la mole,quisque do maza em camboinhas,surf na pedra em itaqua,

  60. onibus 39(piratininga),pedra da baleia,mesbla,motel status,motel letom,motel das estrelas,na boa viagem,niteroi rugby,nosso arariboia,

  61. roler circus em sao francisco,o casarao,carnaval na rua nobrega,baile azul e branco do canto do rio,matine no clube pioneiros,

  62. Galera, bom mesmo era ir para a praia piratininga aos domingos sem dinheiro até para a passagem, ai tinhamos que dar balão pela porta de trás, conclusão passavamos o dia na praia sem dinheiro e felizes kkk

    1. Realmente! Eu só ia para praia de carona, os caroneiros ficavam todos em São Francisco na rua do canal…era uma farra boa!

  63. niteroi tinha tambem. a Insonia. a Tonteria . o Guapo Loko e uma que era Bate Cury acho q e assim q se escreve. sem contar as partidas de sinuca no the best. Bons Tempossss

  64. Quem lembra da turma do Postinho Shell no Canto do Rio, esquina de praia de Icarai com Mariz e Barros ? Era um point de Lambretistas , Gulivetes e Monaretas, e uma turma que tinha um estilo que era conhecido com o Juventude Transviada, final dos 50s inicio dos 60s. Blusao de couro, topete, coca cola e chiclete, e outras cositas mas.

    1. O posto era Esso

  65. Palheta na Otávio Carneiro…tinha um bar do outro lado..não lembro o nome.

  66. Olá, não moro mais em Niterói, mas tenho muitas saudades daí. Da minha época de infância lembro muito do Panzerotto, Big Burger, Sem Nome e Sun Shakes…acho que nenhum desses existe mais, né?

    • Cássia Fernandes on 21/08/2013 at 18:28
    • Responder

    Baile de Rock no Canto do Rio aos domingos da equipe de som Gran Rio, no final dos anos 70. Depois essa mesma equipe passou a tocar funk.

  67. Viajei muito nas lembranças, lendo os “posts” do Blog; tinha uns lugares que eu gostava de ir, os bailes do Clube Pioneiros, do Regatas, a Boite da Faculdade de Engenharia, com luz negra, nada como beber um gim-Tonica na luz negra, o copo brilhava; de vez em quando a gente ia pro Barreto, tinha ins bailes no Clube dos Subtenentes e Sargentos que “bombavam”; me lembrei das minhas turmas, tinha uma galera da Otavio Carneiro, a gente se divertia fazendo uns “pegas” pelas ruas de icarai, que naquela época pré-ponte, eram vazias e permitiam estas coisas, os carros eram os modelos da época, eu andava com um DKW Belcar, o Amaro Barreto com um Aero Willys, o Ronaldo Barcellos com um Chevrolet Belair, o Murilo Portugal com Aero-willys,o Airton Sanches com um JK, o Rogerio Nogueira com um Fissore, o Capixaba com um Citroen 11-Lègere, meu irmão Luiz Edmundo com um Corcel GT; tinha o Marco Aurélio “Bracinho”, que barbarizava com um Gordini “envenenado” , rodas aro 13 tala-larga… É, o tempo passou, mas as lembranças estao vivas na memória de cada um de nós… Niteroi era maravilhosa naquela época, vc podia atravessar a pé o Campo de São Bento às 3 da madruga tranquilo, sem o menor risco de assalto

    1. Rogério. O Crevolet Bel Air 1958 preto do Ronaldo era de meu pai.O Maco Aurélio tinha um fusca creme, na época era dono de um lava jato na rua do canal, onde hoje existe uma unidade da Prefeitura>O gordini verde envenenado era meu, na verdade um 1093 depenado e dava cavalos de pau violentos no final do Canto do Rio, especialmente em dias de chuva.

  68. Viajei muito nas lembranças, lendo os “posts” do Blog; tinha uns lugares que eu gostava de ir, os bailes do Clube Pioneiros, do Regatas, a Boite da Faculdade de Engenharia, com luz negra, nada como beber um gim-Tonica na luz negra, o copo brilhava; de vez em quando a gente ia pro Barreto, tinha ins bailes no Clube dos Subtenentes e Sargentos que “bombavam”; me lembrei das minhas turmas, tinha uma galera da Otavio Carneiro, a gente se divertia fazendo uns “pegas” pelras ruas de icarai, que naquela época pré-ponte, eram vazias e permitiam estas coisas, os carros eram os modelos da época, eu andava com um DKW Belcar, o Amaro Barreto com um Aero Willys, o Ronaldo Barcellos com um Chevrolet Belair, o Muurilo Portugal com Aero-willys,o Airton Sanches com um JK, o Rogerio Nogueira com um Fissore, o Capixaba com um Citroen 11-Lègere, meu irmão Luiz Edmundo com um Corcel GT; tinha o Marco Aurélio “Bracinho”, que barbarizava com um Gordini “envenenado” , rodas aro 13 tala-larga… É, o tempo passou, mas as lembranças estao vivas na memória de cada um de nós… Niteroi era maravilhosa naquela época, vc podia atravessar a pé o Campo de São Bento às 3 da madruga tranquilo, sem o menor risco de assalto

    1. Frequentei a turma do posto Esso do canto do Rio, nos anos de 60.Na turma da praia(pereira da silva)tinha o
      Egídio,se não me engano, fiscal de rendas que morreu em serviço atropelado.
      Os pegas eram na estrada froes, onde morreu a Maria Alice, que caiu com seu fusca no Iate Clube Brasileiro,
      quando participava de um deles
      O Marco Aurélio tinha um fusca. Haviam tb o Xipe, Amilcar, Serginho boneca, Robertinho sacanagem e o Izak que tinha uma oficina na saída do tunel antigo que preparava lambretas para corrermos na corrida de São Domingos.O Izak hj tem sua oficina na marques do Paraná.Do grupo relacionado sòmente é vivo o Izak

        • Flávio Farias on 26/02/2016 at 22:39
        • Responder

        Tenho 40 anos e sou filho de um dos membros da Turma do Posto Esso: Serginho Tração.
        Ele morava no começo da Rua Gal. Pereira da Silva, quase em frente a Praça dos Escoteiros, num prédio residencial chamado Edifício Rosaly.
        Ele participava das corridas de carro na Estrada Fróes, pilotando uma Rural Willys, e era amigo de todos porém, como faleceu há dez anos, não me recordo de todos os nomes, exceto alguns: Dácio, Chiquinho “Casquilho” (que hoje mora em Macaé), Betinho, Flavinho Lagoeiro, Tony Kombi e a já mencionada Maria Alice.
        E-mail: flaviofarias1976@gmail.com

  69. Leiteria Brasil tinha um salgadinho = lombinho – uma delícia, nunca mais vi em outro lugar.
    Eu gostava de comer essa iguaria bebendo o guaraná brahma da garrafa marrom (que também acabou)

    A hidrovita também bebi, uma delícia.

    As carroças de pipoca no terminal antigo me deixaram uma marca (cicatriz no braço e despigmentação na mão) Em 1993, sofri um acidente. Uma carroça de pipocas daquela explodiu do meu lado e queimou 17 pessoas aproximadamente as 19h ( Hora do Rush). Eu estava indo pra facul fazer um prova e com a explosão o fogo atingiu a altura de um poste. Muita gente que vinha do Rio se queimou e teve um senhor que carregava uma sacola plástica que derreteu sobre seu braço. Todo mundo que se queimou foi para o Antônio Pedro (eu inclusive) e o hospital estava em greve. Foi brabo !!!

  70. Na década de 80, tinha aqui em Icaraí, a Magic House. Era um pub numa casa. Acho que ficava em frente ao Trade Center, na Moreira César…

    • Cristiana Mendes on 14/12/2013 at 15:23
    • Responder

    Para lembrança, Tinhamos em Pendotiba, as discotecas, Bungainville, Double Six, e Callipso, onde a galera da Globo vivia toda nessa área de Pendotiba, e os bailes Funkes com banho de espuma eram um arraso 🙂

  71. Vivi tudo isso. Tinha também além do Bier Strand, o Charitão que minha turma se encontrava lá as sextas e sábados, depois iriamos numa boate em Piratininga, a Tubarão, e no domingo o ponto de encontro era no Bier na praia de Icaraí . O Hidrovita, bebia todos os dias antes de pegar a barca para trabalhar, pois morava ali perto. Lembrei-me há poucos dias do hidrovita. Alguém poderia fornecer, pois era um pó num saquinho que misturava na água, naquela garrafa de vidro grosso e tampão com duas presilhas que os camaradas balançavam pra misturar. Curava qualquer ressaca. E os bailes, além do Cesserj, no Niteroiense? E o futebol no campo do Niteroiense e no Fluminense? E o trólibus? Aqueles ônibus elétricos? E o Hotel Imperial (se não me falha a memória) que ficava onde hoje fica o Plaza? E o Hotel Praia das Flexas que pegava quase toda a praia? E o Restaurante Veneza na praia de icaraí? E o Garota de Icaraí na esquina da Otávio Carneiro com a praia? Éramos felizes e não sabíamos, hoje trânsito louco, políticos só faturando, assaltos em todos nos cantos, e tinha também um barzinho na rua do Itaú com Gavião (o Cativeiro) era escurinho lá dentro, era pequeno, mas era muito bom levar uma garota lá.

  72. Tinha também um cinema no Campo de São Bento que depois de assistir a um filme, ao lado tinha uma lanchonete chamada Treco que fazia uma batata frita muito boa.

      • Mauricio Riva on 15/08/2014 at 21:23
      • Responder

      Ola Gilbert, encontrei esse blog por acaso e já relembrei bons momentos em outros comentários e vc me lembrou mais um, o Cine São Bento e a lanchonete Treco, bons tempos mesmo, vi muito filme ali, valeu a lembrança.

    • Paulo Sérgio on 25/02/2014 at 21:40
    • Responder

    Bom, referente a sorveteria Sem Nome, eu me lembro muito bem. O nome dela era ÉBOM e a Kibon entrou na justiça , ganhou e a ÉBOM foi obrigada a mudar o nome e passou a se chamar SEM NOME.

    1. Sorvete Sem Nome…uma maravilha para final de tarde!

  73. Estou fora de Niteroi desde 76. Era da turma da Lopes Trovao e tinha casa em Itacoatiara

    Mais algumas lembranças:
    Mergulhos no cagalhão, plataforma, pedra da baleia e trampolim em Piratininga
    Marisky em Icarai
    Coquerios e trampolim em Icarai.
    Ida de isoporzinho até a ilha dos Cardos;
    PEga na estrada Froes,
    Colonia de ferias do iate Icarai
    Natacao no Caio Martins
    Tomar caju amigo em Sao Francisco
    Carnaval do Pampo Clube em Itacoa
    Caminhada de S. Francisco aa’te Piratininga passando pelo panorama,
    Jogos da copa no clube Central
    Autppista (bate-bate) no campo de Sao Bento e rema-rema
    Paulinho, Rachid e Manicera cabeleireiros

      • Mauricio Riva on 15/08/2014 at 21:28
      • Responder

      Caraca, Manicera, super disputado, quando digo autopista pro meu filho tenho que dizer bate-bate e o antigo Clube Central sem o prédio da frente, ali ficavam as cadeiras pra pegar sol.

    1. DESCOBRI ESSE LANCE HOJE , PQP.. VOEI NO TEMPO, DEU UMA REBOBINADA NA MENTE,, SOU FILHO DO VELHO HORACIO DO BAR EM SAO FRANCISCO,, CARA ISSO E LOUCURA,, FAZER UMA VAGEM AO PASSADO,, ESTOU FORA DAI A MUITOS ANOS, ESTOU NO PARANA, MAS ME LEMBRO MUITO BEM D TD,, DA FAMOSA CAIPIRINHA NO ORQUIDEA, DO GALETTO, DA TRATORIA, CASQUINHA D SIRI, DO CHALE EM ICARAI,, SORVETE SEM NOME, DO CANIÇO DE OURO EM ITACOA,, PEGAS NA FROES, RSSSSSS A TURMA DA PRAIA, DO CENTRAL, TEMPO Q IAMOS A PE SUBIR O MORRAO E IR ATE O PANORAMA, RSSSSSSSSSSSSASA DELTA . ESPERO Q ALGUEM TENHA MAIS COISAS DO VELHO BAR DO HORACIO, SEI Q HOJE EM DIA SE CHAMA VELHO ARMAZEM, VALEU LER TD ISSO, ABRAÇOS

      1. Dimas,
        Quanta coincidência
        Fomos colegas de brincadeiras, na época que seu pai ainda tinha o armazém.
        se lembra da escola 20 ao lado?
        Hoje moro no Canadá, em Vancouver
        Ricardo Sá
        Abs

      2. Dimas, não sei se vc vai lembrar de mim mas, na época que seu pai Sr Horacio tinha o armazem eu morava em São Paulo e, passava férias no Saco de São Francisco, era muito amigo do Mario Marcio que morava em um prédio próximo ao armazem.

    2. Da ilha dava para ver a estátua da santa da igreja de santa rosa

    3. Pampo clube de Itacoa! Tenho uma foto minha na piscina do Pampo que me deu um problemão com meu pai, pois ele tinha me proibido de ir lã sozinha com minhas amigas cocotas kkk! Bons tempos!!

  74. Li ansiosamente TODO O BLOG e não consegui encontrar o nome daquela pequena casa (bem pequena mesmo) de show que ficava em Pendotiba, do lado direito de quem segue pela Caetano Monteiro (Maria Paula). Ficava antes da Vila Progresso. Naquela época nem existia divisória de pistas…Mas assisti shows de gente grande lá, como Marcos Valle, por exemplo. Não é o “Palmeiras”, que ficava do lado esquerdo… Alguém se lembra do nome???!!!

      • julio cabussu on 20/11/2014 at 07:06
      • Responder

      A casa de show se chamava Duerê.

      1. Frequentei o Duerê… participei de um festival de esquetes com meu grupinho do teatro. Era um reduto de artistas e apresentações da melhor qualidade.

    • Kátia Cerbino on 11/04/2014 at 13:50
    • Responder

    Desejo infinito de tomar sorvete de queijo minas com cobertura de chocolate quente da Sorveteria SNOB, que ficava localizada na Galeria onde hoje é o Salão Zanelli, na Presidente Backer, em Icaraí. Nunca mais consegui comer um sorvete de queijo (ADORO) que se aproxime daquele sabor.

      • Mauricio Riva on 15/08/2014 at 21:13
      • Responder

      Ola Kátia, tava lembrando dessa sorveteria, tomei muitos sorvetes na Snob, ficava imaginando como os atendentes mergulhavam o sorvete na calda de chocolate quente sem o sorvete cair dentro, depois com o contato com o sorvete, ficava uma casca crocante de chocolate e a casquinha no final tinha um pedaço de chocolate, obrigado por reviver essa lembrança a esse velhinho cinquentão hoje morador da capital federal mas que sempre diz com muito orgulho “sou de nikiti, a melhor cidade do Brasil”

        • Ayrton Torres on 08/03/2015 at 19:06
        • Responder

        Essa sorveteria Snob ficava na rua lateral do Cine Icaraí?
        Há anos tento reproduzir o sorvete de queijo que sempre comia quando saía do cinema.
        Morei em Niterói por quase 8 anos (dos 5 aos 12 anos), numa época de pouca violência (anos 70).

    • Orlando Junior on 23/06/2014 at 11:41
    • Responder

    Podiam colocar uma lista de todas as boates e matinês que existe e existiam em Niterói nas décadas de 90 e 00 … Estou aqui desesperado tentando lembrar o nome de uma boate em São Francisco (ao lado do Fliperama) … e não lembro !!!! Me ajudem ???
    Abraços,
    Junior

  75. Alguém se lembra do edifício balança mais não cai da rua xv de novembro no centro de Niterói? Eu tinha uns amigos lá nos anos 66 ou 67 e gostaria de saber como eles estão hoje. Só me lembro dos apelidos. Nanaldo, Zé Moela, Paulo Roberto, etc…

  76. quem lembra da night house no barreto todos os domingos,e tinha um periodo que parava no fim do ano pra começar o portelão no clube mauà .lembro tbm do mister zé q virou point tbm em são gonçalo.boate paratì bem próximo a faculdade de direito no ingà tbm era ótima,saravá em charitas,e finalizando kool ibiza tbm em charitas,poxa pq tem q acabar né,c alguem tiver fotos me mande por favor.muitas saudades.

  77. Acropole
    Pro Night – Galera parava la antes de chegar ao Le Village.
    Hiva Oa ( não sei como escrever) – Banho de Espuma Dj Tubarão
    Showzinho no Inicio da Praia de Piratininga em frente ao Cocktail
    Nó na Madeira

    Anos /80 – Itaipu – Lanchonete – os lanches tinham nomes de Super Herois, alguem lembra?

    1. Faltaram
      Escondidinho no Trevo de Piratininga – Papelaria
      Queijão do Trevo

      • Mauricio Riva on 15/08/2014 at 21:16
      • Responder

      Boate Tubarão, grande lembrança Japa.

  78. serve fotos de revistas? tenho uma revista manchete de 1974 com fotos da boa viagem…onde hj fica o museu..a praia das flechas…..o centro de niteroi…….

  79. Alguém se lembra o nome daquele restaurante de saladas que tinha na Presidente Baker, numa casa, quase esquina da Gavião Peixoto? Se não me engano abriu uma filial depois no Plaza. O melhor salpicão de frango do mundo!

    1. ART VERT

  80. Moro em Niteroi ha pouco tempo, mas ha muitos anos atras vivia na cidade pois alem de estudar em Niteroi tinha muitos amigos.
    Faltaram algumas coisas ai das antigas: Republica da Banana em Pendotiba, o bar Nó na Madeira, Acropolis, Universidade do Chop e Bar Luis em Sao Francisco, Cinema de Icarai… Bons tempos!!!

    • julio cabussu on 20/11/2014 at 07:03
    • Responder

    Outras boas lembranças dos anos 80/90 em niteroi os shows no ginásio do salesiano, as noitadas de domingo em sao francisco, o le village em charitas….

  81. Há um grupo sobre nossa Nikity…Nikity das Antigas no facebook. Que tal participarem também?

    1. Valeu Lieden, entrei no grupo!

  82. Lembro de um lugar, acho que era em São Francisco, chamado “Maria Torta”. Era da irmã da Marilia Medalha parece. E tinha umas tortas maravilhosas e um ambiente todo cult….E lembrei também da sorveteria Tia Julia no Ingá. Delícias de Niteroi. Alguém lembra de mais detalhes desses lugares?

    • Ayrton Torres on 08/03/2015 at 19:15
    • Responder

    A sorveteria Snob ficava na rua lateral do Cine Icaraí?
    Há anos tento reproduzir o sorvete de queijo que sempre comia quando saía do cinema.
    Morei em Niterói por quase 8 anos (dos 5 aos 12 anos), numa época de pouca violência (anos 70).

  83. Na boa, quem lembra do com pão vender italiano gigante no plaza??? Nada haver com a proposta de hoje! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Por falar em Plazza shopping, quem lembra da Taça Vienna? Uma taça enorme de sorvete com salada de frutas chantilly. Era sorvete que não acabava mais…RS, servido no Café Vienna

  84. Ah não esquecendo do Panzerotto perto do campo são bento

  85. O Bier Strand antes de ter esse nome se chamava Cantina Iasa. O Bar Água na Boca era pequeno mas muito maneiro na Pres. Backer. Boate Aquarius em Itaipu. Le Village em Charitas, Todas boas lembranças.

    • José Eduardo on 23/04/2015 at 22:48
    • Responder

    Ótimas lembranças… Mas e vocês se lembram de ver o Cometa Halley no Parque da Cidade… e da Festa das Bruxas no Forte de Santa Cruz… e num tinha celular naquele tempo!…… Inauguração do loteamento de Camboinha com o show aquático ….

  86. Olá amigos de Niterói, eu gostaria de saber se vcs lembram de um time de futebol de praia chamado VELOARTE. Este time era espetacular e eu fiz parte dele. Eu estou tentando capturar informes dos jornai da época para um trabalho. Lembro que o jornal O fluminense cobria os torneios e publicava reportagens e fotos dos jogos e torneios. Atualmente moro em SC e fica muito difícil conseguir estes documentos. Se vcs puderem me ajudar, ficaria muito agradecido. Obrigado.

    1. Boa tarde! Joguei várias vezes contro o Veloarte. Jogava pelo Cada da Rua Álvares de Azevedo. Fui campeão do Torneio da Semana de Icaraí do Jornal Fluminense. Só não me recordo o ano. Estou atrás de informações tipo, ano, período do ano. Pode me ajudar? Estou sem nenhuma informação e gostaria de mostrar a minha filha.

      1. posso te ajudar lembra de Dario .estudou no salesiano ele as vezes para beber um cerveja na rua mariz e barros com marques de parana no sabado

        1. augusto desculpe não sei se e a mesma pessoa que jogou no cada.

  87. Bons tempos… Eu nasci em 1971. Morei em Santa Rosa e Icaraí. Estudei sempre em escolas públicas (Júlia Cortines, Manoel de Abreu, IEPIC) até finalizar no Acadêmico. Para agregar saudades: Pizza da TABUENSE ( Mariz com R.Silveira). Caldo de cana em cascata na padaria MODELO com salgado “religiosa”. Nas noites de 6a.feira: o “PEGA” de carros na praia de Icaraí. E também shows de rock com Celso Blues Boy, Sangue da Cidade, Serguei, Biafra, Baby Consuelo, Dalto, Sol da Meia Noite… Alguém já usou: camisas da PIER, ALAMOANA, COMPANY, REGGAE, ANEL E BOLSA PERUANOS, PULSEIRA DE MISSANGA, TÊNIS CONGA, KICHUTE, BAMBA, IATE DA RAINHA, da loja CANTÃO, POCHETE DE BALI? E jogar nas máquinas de FLIPER com medo de ser pago pelo então “Juizado de Menores”? Já voltaram do Rio sentados na PROA DA BARCA? E pra chegar rapidinho: AEROBARCO. Em frente a Estação, ficava um tiozinho vendendo a maravilhosa pomada do PEIXE ELÉTRICO E DO PEIXE BOI que curava de tudo. Diziam que quem usava, jamais voltaria para reclamar, pois era morte certa…rs. Ainda no Centro, por volta das 17h, ficava cheio de SOLDADOS DO EXÉRCITO, retornando para suas casas. E antes de subir no 49 (ônibus) lotado, alguém já ouviu do trocador: “VAI SÓ ATÉ O CUBANGO”. E no 47 (o 1o. a ter rádio), pela manhã, ter que ouvir pela MUNDIAL FM, o SHOW DOS BAIRROS. Ah, vcs devem lembrar das LINHAS 1, 5, 8 e 11, 996, 999, 998, da extinta CTC. É, eu ainda lembro… rs.

    1. amigo..cade vc que viveu os melhores momentos?????

  88. Devo lembrar e notei que não foi falado, é que antes do café Palheta funcionava ali a lanchonete TIC TAC, e pouco a diante o primeira casa de jogos eletrônicos de Nickity, o Fliperama. Ótimas lembranças! abçs a todos.

  89. Alguém lembra do nome de uma cantora americana que lotou o kool Ibiza em charitas?

    1. Era uma cantora de dance, dessas que só tiveram um sucesso. Acho que foi Karina (Vidas Nuevas), mas poderia ter sido Claudja ou Tatjana.

  90. cade vc amigo…que viveu tbm meu melhores momentos????

    • rafael marques maciel on 21/07/2015 at 11:12
    • Responder

    queria saber ce houve algum acidente en icarai ontem horario entre 21:00 e 22:30

    • rafael marques maciel on 21/07/2015 at 11:13
    • Responder

    perto do caio martins com onibus da santo antonio obrigado

  91. Alguém se lembra do galeto que tinha na esquina da Praia de Icarai com a Osvaldo Cruz? E se é o mesmo galeto que hoje está na Moreira César?

      • Nilton vieira on 13/11/2017 at 21:54
      • Responder

      Suzana, lembro-me muito bem deste galeto na Oswaldo Cruz. Eu gostava de beber uma cevejinha e ficar olhando o Pão de Açúcar.

  92. lembro q em Niterói nos anos 90 tinha uma ganguezinha de moto.. scuter… quem lembra?

  93. Algum de vocês se lembram que na década de 80 houve uma febre enorme por causa do Robocop e teve um dia que ele visitou o Plaza Shopping? Vocês souberam disso? Eu sei pq a minha mãe me levou. Eu era bem pequeno na época.

    • André Pessanha on 02/09/2015 at 16:05
    • Responder

    Me lembro muito do Panzeroto… perto do campo de São Bento

  94. Quem lembra da raiz no Hot Coast em Itacoá?
    Do reggae na Oca do Bené, depois virou Espaço Andorinhas
    Pega de carros no Badú, na frente do Coquetel, no Sape,
    Espaço Cantareira, Bar do Convés, Bar do Carlinhos em Maria Paula, Touché em Icaraí, Compinter Clube em Jurujuba…
    Bartho…Doble Six…
    Tempos sensacionais
    Corsário na curva antes da clin…

  95. Já ví que a maioria só se lembra de bares,boates cinemas etc.
    Que tal voltarmos no tempo(das coisas boas) e lembrarmos da carrocinha que pegava os cachorros que estavam na rua sem coleira do guarda noturno que apitava nas madrugadas (não existia violência) nos litros de leite que ficavam nos portões das casas(tomei muito leite de graça) o triciclo que vendia miúdos de porco e de boi, nos vendedores de bombinhas e estalinhos na época de São João, nas portas de suas casas com uma barraquinha feita de caixote toda colorida, do posto de gasolina no final da praia de Icaraí…etc etc etc.
    Como é bom relembrar aqueles tempos, e para finalizar, dou graças a Deus que fui educado na época da palmatória, que por sinal nos dias de hoje fazem muita falta.
    Abraços em todos os niteroienses!!!

  96. Alguém lembra das matinês em que íamos de patins.
    Acontecia no clube Regatas da praia?
    A mesma turma que patinava no campo São Bento.
    Final dos anos 70.

    • Carlos E.D.Vianna on 26/10/2015 at 23:20
    • Responder

    Falando em bares. Me lembrei de alguns em Piratininga. Brejo Seco.Vendaval,Bar do Tibau. Em todos eles rolava musica so vivo nos finais de semana. Tinha tb o Barravento. E a pizzaria City na esquina da Rio Branco com a Conceição. Eram idos de 77/78.

    • katia mesquita on 28/10/2015 at 20:34
    • Responder

    Olá, Alguém lembra dos nomes de cantores que se apresentaram no Projeto Barca das Sete? Foi um grande evento, uma revelação de muitos famosos.

    1. Eu me lembro que fui em um Show com Robertinho do Recife.

  97. Ah!! lembrei do restaurante charitão, na época era muito chique comer no charitão, gostava de tudo de lá.

  98. Ah!! lembrei do restaurante charitão, na época era muito chique comer no lá!!

    • Sergio Britez on 27/12/2015 at 18:37
    • Responder

    Lembrei que ao lado da Stop Discos na Pereira da Silva tinha a lanchonete Kibolanches, onde morreu o jovem Ralph.

  99. Adorei o blog!

  100. Voces lembram da loja Alamoana na Moreira Cesar ?

  101. Também tinha uma lanchonete chamada Love na Amaral Peixoto, era tipo Bobs, tinha uma Batata Frita maravilhosa.

    • Oswaldo Andrade on 10/03/2016 at 19:34
    • Responder

    Com relação a serveteria Sem Nome, talvez vc tenha esquecido, mas em Charitas na esquina da rua que sobe para o Parque da Cidade existia uma bem grande que eu sempre parava para degustar um sorvete ante de subir para o Parque da Cidade.os

    1. Sim, eu me lembrava dessa como sendo a primeira Sem Nome de Niteroi. Acho que era onde fica(va) o Humgrau.

  102. Lembram tbm da boate PIRATAS em Piratininga ao lado da boate Cokitel..alguem lebra..ae

  103. Assisti a várias do saudoso Robertinho Sacanagem. Lembro que certa vez ele “adormeceu” em cima de uma árvore, quase esquina da antiga rua Barros, e um bando de gente ficou ao pé da mesma, apontando para cima, preocupados com a possibilidade dele cair. E, de repente, como num passe de mágica, “acorda ” o Robertinho e desce, gozando com a cara de todo mundo. Era um moleque muito travesso.

  104. I a Loja da Alamoana.

  105. Nossa! Amei o blog…do fundo do baú e dentro de minhas melhores lembranças. E e meus amigos dançando a noite inteira na Madame Kaos e eu não posso me esquecer das noitadas no restaurante Hum Grau em Charitas. Me corta o coração ver a mensagem: Fechado permanentemente, quando se procura no google alguma informação sobre ele…valeu pela viagem a um doce passado.

    1. Madame, bons tempos

    2. Wady Cury, no Saco. Morei no prédio em frente ao bar Formiguinha, em 85/86. Tinha o Duas Barras, se é que o nome era esse mesmo. Em 94, Alexandre Ribeiro (Cocota), que já faleceu, abriu o Vina Bar. Naquela época, domingo era dia de ir pro Saco. Bons tempos!

    • MARCIA LEAL PARREIRAS on 08/08/2016 at 12:48
    • Responder

    SOU DE NITERÓI, ESTUDEI NO COLÉGIO IEPIC E ME FORMEI EM 1983. GOSTARIA MT DE ENCONTRAR COLEGAS PARA RECORDAR ESTA BOA ÉPOCA – MARCIA LEAL PARREIRAS?

  106. Quem foi no CASTELO DE ICARAI ? Balizario com praia ! Eu tomava banho e fazia aula de salva vidas mirim na praia de icarai sem problemas e doenças ! Hj eu choro ” “

  107. Quem foi no CASTELO DE ICARAI ? Balizario com praia !
    Outra boa lembrança
    Eu tomava banho e fazia aula de salva vidas mirim na praia de icarai sem problemas e doenças ! Hj eu choro ” “

  108. Quem lembra da Solmar, lanchonet e pizzaria na rua da Conceição, Salão Azul, sinucas, Coronel com Rio Branco, Vip”s Discoteca, Rincão Gaucho, Formiguinha, na Vadicuri, Saco de São Francisco rsrsrsrsrs?Não podemos esqueser do Saco!!! Casarão Charitas; Aqueles trailers onde fica o Mac hoje, éram tão bons… Falar nisso lembreiiiiii, O primeiro motel das estrelas de Niteroi éra em frente aos trailers da Boa Viagem… e por falar nisso! Aquela moda em 1973 de descer de skate e carrinho de rolimã na Boa Viagem, eu desci lá!

    Cultural: Saudades de Pedro Américo cantor, Baga da Praia rock, Ali na Esquina Rock, Metal Pesado Rock, Os Inocentes Baile, Painel de Controle…

  109. Tinha também o Tringuilim ao lado do Treko , em frente ao Campo de São Bento . A Papillon em São Francisco ! A AABB ( até hj )..

  110. – Dona Maria da Cocada (Em frente ao Banco do Brasil da Amaral Peixoto)
    – Volei de Praia em Icaraí
    – Um cara que andava de bike por Icaraí e gritava “Acorda Brasil, Acorda Brasileiro!!!”… Ele tinha um cachorro, e toda vez que passava nos açougues, gritava “Dá comida pra Bidu!!!”.
    – O mendigo “Tá Ligado”.
    – Um parque no centro de Niterói, por volta de 1987, que tinha uma boneca gigante… EVA.
    – Ônibus CTC (9 – Circular)
    – Colégio Pio XI, que por volta de 2001 virou Leader Magazine.
    – 2 rampas de terra batida que ficavam perto da capelinha da santa no Campo de São Bento.
    – Le Vilage…
    – Lembro da época que o Convés era bom, e tinha vários shows.

  111. alguem se lembra de um restaurante chines que funcionava numa casa de esquina da 7 setembro com roberto silveira?

  112. Queria lembrar o nome de uma casa de shows em Pendotiba, no início dos anos 80….

    • Margareth Amaral on 21/03/2017 at 00:02
    • Responder

    Na região oceânica nos anos 70/80, as Boates Tubarão e Piratas, em Itaipú e Piratininga, respectivamente, animavam as noites dos finais de semana da galera. Quem lembra??? A orla da Charitas, com seus quiosques e inúmeros bares, também já foi um ” point” nos anos 80! O Mirante da Boa Viagem com os seus trailers, que antecederam os atuais Food Trucks, era uma boa pedida que reunia a galera estudantil, desprovida de recursos, para comer o que se chama hoje de podrão! Um lindo point! E que vista!

    • Margareth Amaral on 21/03/2017 at 00:22
    • Responder

    Alguém se recorda do nome do bar que funcionava naquela casinha, no início da Fróes, que tinha jogo de dardos, onde hoje funciona a cantina Buonasera?

    • EDUARDO AGUIAR on 24/03/2017 at 01:22
    • Responder

    *EMBAIXADA DE VÊNUS NO GRAGOATÁ, QUE DEPOIS VIROU CASTELINHO, ONDE ACONTECEU O SHOW MEMORÁVEL DO SALOON & CIA DO NOSSO AMIGO CARLOS TATOO, COM SEU MARAVILHOSO BANJO E SUA GUITARRA LANCINANTE (VIDE: http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=1912&equ=niteroidiscos E https://www.letras.mus.br/saloon-e-cia/alma-negra/ ).*

    *EQUIPE GRAN RIO DISCOTÉQUE NO CLUBE CANTO DO RIO*

    *SAN FRANCISCO DISCOTÉQUE EM SÃO FRANCISCO (NESSA ÉPOCA AINDA ERA SACO DE SÃO FRANCSCO, E TODOS FALAVAM VAMOS PARA O SACO)*

    *PIRATA’S DISCOTÉQUE EM PIRATININGA*

    *BOATE STOP EM ITAIPU QUE TINHA SHOWS DE DANÇARINAS EM REDOMAS DE VIDRO*

    *OS BAILES AOS SÁBADOS NO IATE CLUBE BRASILEIRO*

    *O POINT DE ENCONTRO DE TODOS NO FIM DA NIGHT ONDE HOJE FICA O MAC PARA COMER UM SANDUBA*

    *O EROS E ANTEROS, CASA DE VINHOS E QUEIJOS NA MOREIRA CÉSAR*

    *O PATATI-PATAPÁ, ETC E TAL, BAR ESPETACULAR ONDE TODOS OS ARTISTAS, PRINCIPALMENTE MÚSICOS E POETAS SE REUNIAM PARA JAMS SESSIONS INTERMINÁVEIS PELA MADRUGADA A FORA, QUE FICAVA DEPOIS DA RUA LARA VILELA NO INGÁ, EM DIREÇÃO À SÃO DOMINGOS, EM UMA CASA ANTIGA DE ESQUINA, NA RUA PRESIDENTE PEDREIRA, ESQUINA COM A TRAVESSA MAESTRO RICARDO FERREIRA, EPOIS PASSOU A SE CHAMAR 4 GATOS, E DEPOIS PARATI, E AÍ JÁ NÃO TINHA MAIS O MESMO GLAMOUR DE ANTES, E TERMINOU DE VEZ…*

    *NA LARA VILELA, O FAMOSO BARBUDOS, POINT DE MÚSICOS, POETAS E LOUCOS TB, QUE JUNTAMENTE COM O PATATI FORMAVAM O BAIXO INGÁ.*

    *O BAR DO HORÁCIO, QUE ERA ESCURO, E BEM VELHO, E ÉRAMOS SERVIDOS PELO PRÓPRIO SR. HORÁCIO, OS FAMOSOS CAJUS AMIGOS*

    *EM ICARAÍ – NA MARIZ E BARROS – O AVENTURAS NA ROÇA, LOCAL ONDE TOCÁVAMOS VIOLÃO A NOITE TODA.*

    *O BIER STRAND QUE FICAVA NA ESQUINA DA PRAIA DE ICARÁI COM A PEREIRA DA SILVA.*.

    *A STOP DISCOS ONDE SE COMPRAVA OS MELHORES BOLACHÕES DA CIDADE, INCLUSIVE ÓTIMOS IMPORTADOS, A PESO DE OURO NA ÉPOCA, MAS PODÍAMOS FICAR OUVINDO PELOS HEADPHONES, E EU FICAVA ÀS VEZES UMAS 2 HORAS ESCUTANDO E MUITA DAS VEZES NEM COMPRAVA NADA…*

    *O FAMOSO BAR NATAL, ONDE HOJE É O PLAZA SHOPPING, DE FRENTE PARA A PRAÇA DO VALONGUINHO DA UFF, ONDE TODOS OS ESTUDANTES E MÚSICOS E INTELECTUAIS E POETAS LOUCOS DA CIDADE, E INCLUSIVE TAMBÉM DO RIO, SE ENCONTRAVAM. ERA UM POINT TB DE MUITA AZARAÇÃO.*

    *O FAMOSO BAR ASSOMBRADINHO, NA NILO PEÇANHA NO INGÁ, QUE QUANDO COMEÇOU ERA SÓ UMA PENSAÕ EM CIMA DE MENINAS, QUE À NOITE VINHAM FAZER UM BICO TRABALHANDO DE GARÇONETES NO BAR, E QUE QUANDO ENTREI A PRIMEIRA VEZ, LOGO QUANDO INAUGUROU, NEM LETREIRO TINHA AINDA, E ENTREI EU E MEU AMIGO FLAVINHO AINDA ERA DE TARDE,E CONVERSAMOS BASTANTE COM OS DONOS, E NAQUELA MESMA NOITE DE SEXTA FEIRA FOMOS LÁ, NÃO SEM ANTES LIGARMOS POR TELEFONE FIXO MESMO, JÁ QUE AINDA NÃO EXISTIA CELULAR, PARA NOSSOS AMIGOS E DE UMA CERTA FORMA POSSO DIZER QUE FUI O PRIMEIRO PROMOTER DA CASA, MAS ÍAMOS DIRETO LÁ, ATÉ QUE COMEÇOU DEPOIS DE UNS 2 ANOS DEPOIS A VIRAR POINT DE TRÁFICO NA PORTA, NA RUA MESMO, E SEMPRE ACONTECIAM BATIDAS NO BAR, O QUE ME AFASTOU DE VEZ DO LOCAL, APESAR DE FICAR NA ESQUINA DA MINHA CASA.*

    *FAMOSA PIZARIA GRUTA DE CAPRI QUE AINDA PERMANECE*

    *O NIKITI PUB DO ARTHUR MAIA, EM ITAIPÚ, CAMINHO DE PIRATINIGA, DEPOIS DA ENTRADA DE CAMBOINHAS, ONDE SÓ OS FERAS DO JAZZ E DA MÚSICA INSTRUMENTAL SE APRESENTAVAM*

    *O CAPELINHA EM ITAIPÚ, PERTO DO BACALHAU DO SEU ANTÔNIO, ONDE O RENATO ROCKET TOCOU DURANTE MUITO TEMPO*

    *GALERA, E MUITO MAIS….SE MINHA MEMÓRIA ME AJUDAR DEPOIS POSTO MAIS COISAS…TEM VÁRIOS POINTS QUE NEM ME LEMBRO MAIS DO NOME…*

    *POUCA GENTE SABE, MAS O INÍCIO DO JACARÉ DE PEITO, QUE DEPOIS PASSOU A SE CHAMAR SÓ SURF DE PEITO E SEM PRANCHA, EM NITERÓI, COMEÇOU COMIGO E UMA RAPAZIADA EM PIRATINIGA, E NUNCA NEM TÍNHAMOS VISTO NEM OUVIDO FALAR NADA SOBRE ISSO, SÓ QUE QUERÍAMOS MUITO PEGAR UMAS ONDAS, E COMO NINGUÉM TINHA PRANCHA, E NA ÉPOCA ESTAVA NA MODA O FAMOSO MARIESQUI, QUE ERA JOGANDO A PRANCHA DE COMPENSADO DE MADEIRA NA ÁGUA QUE A MARÉ RECOLHIA DEPOIS DA ONDA NA AREIA, FOI QUANDO PENSAMOS QUE SERIA LEGAL TENTAR USAR UMAS PRANCHAS DESSAS PARA TENTAR PEGAR ONDA SÓ QUE DE PEITO. COMO ELAS ERAM FRÁGEIS, E TODAS AS PTRANCHAS DA GALERA QUEBRARAM, COMEÇAMOS A PEGAR ONDA SEM PRANCHA MESMO, USANDO AS MÃOS E OS BRAÇOS PARA QUEBRAR AS ONDAS E FAZERMOS AS MANOBRAS. DEPOIS, MUITO TYEMPO DEPOIS, ISSO SE ALASTROU E VIROU FEBRE, LEMBRO DE QUANDO EU E MEU AMIGO ANDRÉ ÍAMOS Á ITAQUÁ, SÓ PARA DESPENCAR DAS ONDAS DE PEITO…TEMPO MARAVILHOSO AQUELE…*

  113. Ilê Uamba ninguém falou… época da lambada, final dos 80 e início dos 90. Ficava na Estrada de Itaipu.

    • gilson carlos sant'anna on 30/06/2017 at 15:39
    • Responder

    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disponibilizou em seu site o livro “Curiosidades e Revelações dos Serviços Notariais”, de Emmanuel Macedo Soares que reconstitui histórias, passadas há mais de um século na cidade de Niterói, de pessoas que expuseram as suas vidas em processos judiciais. Seus desejos, suas dores e alegrias são narradas de forma poética, sem os argumentos técnicos e frios dos autos processuais. Para os curiosos é uma leitura imperdível.

    O livro pode ser acessado gratuitamente através do seguinte link:
    http://cgj.tjrj.jus.br/documents/1017893/3990687/livro-cgj-ok-21-02-2017.pdf

    Atenciosamente,
    Gilson Carlos Sant’Anna
    Titular do Primeiro Ofício de Registro de Distribuição de Niteró

  114. Onde está a boate Aquarius na praia de Itaipu? Meu Deus!! Vocês não são de Niteroi….

  115. Lembro do Barca das Sete, Bar Natal garota de Icarai, Movimento Cultural Terra.poesia música e artes plasticas, shows entre São Francisco e Charitas.
    Aventuras na Roça, Bar Luau na Joaquim Távora , patati patata ete e tal no Inga.
    Música ao vivo em todos os cantos andar de madrugada e acabar no steak
    Niterói vivia a noite e em paz
    Saudade

    • Rosane silva de oliveira on 11/11/2017 at 20:28
    • Responder

    Meus amigos por favor algum de vcs tem o cnpj da loja SANDIZ que era onde hoje e o shopping bay marquet estou precisando muito e não estou conseguindo. obrigada

    • Nilton vieira on 13/11/2017 at 22:05
    • Responder

    Alguém se lembra do caju- amigo no Saco de São Francisco, do bar Edson , no Ingá?

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Vivi, Blog de Niterói ✔. Blog de Niterói ✔ said: Memórias aleatórias de uma vida em Niterói: patins, Big Burger, Le Village, Scaffo, ladrões de cabelo etc http://bit.ly/9O8PcZ […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.