Niterói e a mudança climática

Blog Action Day 2009Para começar a conversa, vamos rapidamente conceituar o que é mudança climática.

A mudança do clima é a variação de temperatura, chuva, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas. Essas mudanças podem ser acarretadas por causas naturais ou pela ação humana. Entre as causas naturais, estão o ciclo solar, a variação da órbita, a deriva dos continentes e fenômenos como El Niño e La Niña. Estas causas independem da nossa ação e para evitá-las nada podemos fazer.

Mas existem as causas antropogênicas, ou seja, as ações produzidas por vocês, humanos (eu sou de Marte), que afetam diretamente o clima. Essas causas dependem apenas do Homem e fazer algo é urgente e imprescindível. Devem ser combatidas ações como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e outras que potencializam o efeito estufa. É consenso que o mundo está aquecendo e o cenário do futuro é de deixar qualquer fã de Mad Max de cabelo em pé.

Mudança Climática em Niterói

Greenpeace Ponte Rio-Niterói

No dia 1º de abril de 2009, a Ponte Rio-Niterói foi palco de um protesto do Greenpeace. No vão central, foi estendida uma faixa gigantesca com os seguintes dizeres: “Líderes mundiais: clima e pessoas primeiro“. O objetivo era alertar os líderes que se reuniam em Londres, no encontro do G20, o grupo das maiores  economias mundiais. O protesto criou um engarrafamento e muito espírito de porco veio reclamar que ele gerou “emissão desnecessária de gases poluentes”, esquecendo que, para fazer uma omelete, é necessário quebrar os ovos. Ou que, para fazer um churrasco, é preciso matar a vaca. Ou que, para comer uma banana… Bem, você entendeu meu ponto.

Em 22 de setembro de 2009, Niterói participou do Dia Mundial Sem Carro com uma pedalada entre Niterói e Rio de Janeiro. O objetivo era fazer com que as pessoas refletissem  sobre a dependência excessiva do automóvel, deixando seus carros em casa e experimentando formas alternativas de locomoção.

Blog Action Day 2009

Este artigo participa do Blog Action Day 2009, que é um evento anual que encoraja blogs de todo o mundo a escreverem sobre um determinado assunto num determinado dia, com o objetivo de provocar uma discussão global sobre um assunto de importância mundial. Em 2009, o tema escolhido foi Mudança Climática e o dia foi 15 de outubro. Ok, estamos atrasados, mas o importante é participar!

Este é o 60º post do Blog de Niterói! Em quatro meses e meio, tivemos 4.473 visitas de oito países diferentes!

Para saber mais sobre mudança climática, leia os artigos da Wikipedia sobre: mudança climática, aquecimento global e efeito estufa.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/mudanca-climatica/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.