Entrevista com reitor da UFF

Roberto Salles, reitor reeleito da UFF, concedeu uma entrevista ao portal do Sidney Rezende. Alguns pontos de destaque:

Política de cotas

Eu acho que as universidades precisam ter mais programas afirmativos de inclusão. Este nosso projeto inclui um aumento nas notas finais de 10% para os estudantes do colégio do município e do estado. A UFF tem mais de cinco programas de pré-vestibulares. A inclusão não depende da cor da pela ou raça da pessoa. O que usamos na universidade é a carência da pessoa. Aqui é a única instituição do país que oferece bolsa de estudos para alunos carentes.

Trotes

Eu sou 100% contrário a qualquer tipo de trote violento ou que cause constrangimento nas pessoas. Sou favorável sim, ao trote cultural, humanitário e educativo. E na UFF, alguns cursos estão fazendo este tipo de brincadeiras, por exemplo, no curso de biologia os calouros vão catar nas areias das praias lixos e entulhos. Em medicina e biomedicina os veteranos fazem os alunos doarem sangue e esta doação é levada diretamente ao Hospital Universitário Antônio Pedro. No curso de odontologia há a aplicação de flúor. Estes trotes que são importantes para UFF e para a sociedade.

Segurança

Esta questão ainda não esta totalmente resolvida. Conversei com o governador, secretario de segurança do estado e com o tenente-coronel Ruy França, do 12º BPM e o comandante se comprometeu em reforçar os policiamentos nestas áreas, principalmente na frente do Hospital Universitário. Mas quero chamar a atenção que este ostensivo número de policiais já caiu bastante, está ocorrendo um afrouxamento. Passo pelos locais e não observo mais viaturas. Outro problema é a praça em frente à UFF, aquele lugar fica lotado de trombadinhas. A prefeitura de Niterói precisa colocar mais guardas municipais, pelo menos de manhã e de tarde para fortalecer a segurança e eu não falo isso só porque tem a universidade ali não e por conta da sociedade também.

Leia a entrevista completa aqui.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/roberto-salles-reitor-uff-entrevista/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.