Primeiro Tour Eurochannel de curtas-metragens em Niterói

O Primeiro Tour Eurochannel de curtas-metragens em Niterói é uma mostra de 25 curtas-metragens produzidos na Europa. De 13 a 17 de setembro de 2010 no MAC, Aliança Francesa, Cultura Inglesa, ICG e UniLaSalle. Evento gratuito e aberto a todos. A entrada será por ordem de chegada, sujeita à lotação das salas.

Confira a programação, sinopse dos filmes exibidos, alguns trailers e endereço das salas de exibição.

Programação

Segunda-feira 13 de setembro às 19h – auditório do MAC

O MAC fica no Mirante da Boa Viagem. Informações: 2620-2400.

  • A Merenda (Le Goûter, França), de Bruno Vaussenat, 15’ — Um menino de nove anos é mandado para casa  depois de brigar com um colega de classe. Sob os  cuidados do avô, ele fará com que a tarde tome um novo rumo. Prêmios: Festival international du film pour l’enfance et la jeunesse de Giffoni, 2009.
  • Dia de Pesca (Gone Fishing, Reino Unido), de Chris Jones, 13’ — O filme narra a comovente história de um menino e um velho, que têm em comum o amor pela pesca. Prêmios: Bahamas International Film Festival 2008; Beverly Hills Film Festival 2009.
  • O Substituto (Il supplente, Itália), de Andrea Jublin, 16’ — O filme é uma comédia sobre o mundo dos adolescentes e a confusão existencial de homens adultos, abordando a nostalgia e as virtudes da coragem. Prêmios: Clermont-Ferrand Short Film Festival. Mejor Comedia, Aspen Shortsfest. Mejor Comedia, Arizona International Film Festival. Mejor Cortometraje, Filmfest Dresden.
  • Señor X (Espanha), de Julio Soto, 13’ — Ele tem a mulher e a vida perfeitas. Ele tem tudo,  exceto aquilo que mais queria. Então, ela lhe promete que a próxima noite será muito especial.
  • Dentissimo (Alemanha), de Maurice Huesni, 10’ — Você já teve dor de dente? Já sentiu a dor pulsar próxima aos seus ouvidos? Se sim, você sabe do que o filme trata.

http://www.youtube.com/watch?v=grncgzSrl5I

Terça-feira 14 de setembro às 19h – Aliança Francesa

A Aliança Francesa fica Rua Lopes Trovão, 52, Icaraí. Informações: 2610-3966.

  • Shaman (Dinamarca), de Luc Perez, 11’— Curta de animação. Utaaq, um ancião Inuit,  está em uma parada de ônibus em Copenhague.  Quando enxerga um raro pássaro, originário de sua querida Groelândia, ele se recorda de seu passado como Shaman.
  • Últimos fragmentos (Late Fragments, Finlândia), de Aku Louhimies, 15’ — Um encontro. Duas pessoas solitárias em uma grande cidade. Roma não é eterna. Nada é eterno. Uma história inspirada no poema de Raymond Carver. Prêmios: Goethe Institut International Short Film Competition.
  • Punch de Natal (Punsch Noel, Áustria), de Marie Kreutzer, 21’ — Theres, 21, volta para casa na véspera do Natal. Seu pai esperava vê-la mais tarde, e seu irmão Jacob não apareceu. Ele não sabe que Theres veio especialmente para vê-lo.
  • Pilala (Grécia), de Theo Papdoulakis, 15’ — O aniversário de 12 anos de Adipas é um dia especial.  Enquanto ele se preparava para ver seu ídolo na televisão, uma falha na eletricidade de sua vila arruinou seu plano. Agora, para conseguir chegar ao café de seu avô, único local que tem luz no local, ele causa um grande tumulto na vila. Prêmios: 27th International Film festival en Drama 2004: ‘Best Greek Short’
  • Sesils (Letônia), de Robert Kulenko, 10’ — A produção narra a história de um rapaz normal que tem um problema incomum – ele é perseguido por uma mosca, que não o deixa sozinho em nenhuma circunstância. Sempre quando se encontra com os amigos e outras pessoas, ele é incomodado por um desconfortável zumbido.

Quarta-feira 15 de setembro às 19h – Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa fica na Rua Otávio Carneiro, 23, Icaraí. Informações: 2714-9695.

  • Fanya (Bielorrússia), de Vladimir Piskunovich, 15’ — Uma jovem se apaixona por um jovem oficial do exército polonês, em 1939. Envolvida com o novo sentimento, ela não percebe que a situação está se tornando cada vez mais perigosa. Prêmios: Goethe Institut International Short Film Competition.
  • O Mensageiro (Posrednikat, Bulgária), de Viktor Chouchkov Jr., 25’ — O filme conta a história de um garoto que vive dividido entre as famílias de seus pais separados. Apesar de ter  duas casas, ele não consegue encontrar um lugar  para estacionar sua bicicleta.
  • O Nome do Pardal (Gia To Onoma Tou Sporgitiou, Chipre), de Kyms Papavassiliou, 15’ — Depois de perder seu nome, um jovem procura um médico “nomologista” para lhe dar um novo. Seleção Oficial do Festival de Cannes 2007.
  • Pavilhão 66 (Ward Sixty6, Malta), de Angelique Muller-Jeannevol e Cathleen Tanti, 13’ — O Pavilhão 66 é o abrigo das almas perdidas.  Não é possível saber se está lá há uma semana, três dias, cinco horas ou poucos minutos – afinal, a loucura está por toda a parte.
  • Sentindo falta (Missen, Holanda), de Jochem de Vries, 12’ — Uma menina de sete anos é levada à escola por sua mãe. Diferente dos outros dias, hoje ela fará uma viagem com os colegas de sua classe. Prêmios: Berlin Interfilm Festival, 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=MobdFxirnec

Quinta-feira 16 de setembro às 19h – ICG

O ICG fica na Av. 7 de Setembro, 131, Icaraí. Informações: 2714-0879.

  • O Menino e o Mar (Berniukas ir jûra, Lituânia), de Tomas Donela, 15’ — Um menino e seu avô estão passando um dia na praia. Um conto metafórico sobre a morte vista pelos olhos inocentes de uma criança.
  • Bricostory (Romênia), de Andreea Paduraru, 22’ — A tarde absurda de um jovem casal perdido num supermercado de bricolagem.
  • Poste restante (Polônia), de Marcel Łozioski, 14’ — Cartas cujos endereços são desconhecidos acabam indo parar no Departamento dos Correios, em Koluszki. Cerca de um milhão de cartas viajam pela Polônia a cada ano, das quais uma dúzia é endereçada a Deus. Essa é a história de uma das cartas. Prêmios: EFA 2009.
  • Deus não quis (Portugal), de Antonio Ferreira, 15’ — Ramiro é um rapaz novo que parte para a Guerra e depois retorna para ficar com o amor de sua  vida, Laurinda.
  • No Café Romand (Restroom, Suíça), de Richard Szotyori, 9’ — Grégoire marcou um encontro num restaurante com sua noiva Anne e seus futuros sogros, mas acabou chegando muito mais tarde do que o horário combinado. Enquanto a comida é servida, um clima tenso toma conta do local. Sentindo-se desconfortável, Grégoire foge para o banheiro, onde encontra uma arma com um silenciador no lixo. Os minutos seguintes não poderiam ser mais improváveis e absurdos. Prêmios: Locarno, “Cinema e Gioventù” 2008

Sexta-feira 17 de setembro às 19h – UniLasalle

A UniLaSalle fica na Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa. Informações: 0800 709 3773.

  • Baba (Republica Checa), de Zuzana Kirchnerová, 21’ — Uma mãe leva a avó para a casa de sua filha sem pedir autorização. Agora, a jovem precisa cuidar da avó 24 horas por dia. Prêmios: First Prize Cinefondation at Festival de Cannes.
  • A História da Aviação (A repülés története, Hungria), de Balint Kenyeres, 15’ — Normandia, 1905. Com o término do piquenique, um grupo de classe média alta se prepara para ir para casa. Eles estão apenas esperando para tirar uma última fotografia, mas há alguém do grupo que não está presente… Prêmios: Quinzaine des Réalisateurs – Festival de Cannes – 2009; La Normandie et le Monde – Vernon – 2009; Grand Prix et prix “Onda curta” du Festival Curtas Vila do Conde (Portugal) – 2009.
  • Frankie (Irlanda), de Darren Thornton, 12’ — Frankie tem 15 anos e se prepara para ser pai. Determinado a ser o melhor pai do mundo, ele logo começa a perceber que isso será impossível. Prêmios: Berlin International Film Festival; European Film Awards: Mejor Cortometraje
  • Phone Story (Bélgica), de Berivan Binevsa, 15’ — Mémo é um imigrante curdo que está administrando uma loja de telefones em Bruxelas. Curioso e solitário,  ele passou a escutar as conversas de seus clientes, em especial as da bela Leila. Prêmios: Festival du film de Cabourg.
  • George (Suécia), de Alain Darborg, 26’ — Ulf e Eva estão muito felizes porque finalmente vão se tornar pais adotivos. Mas quando vão buscar o filho pequeno no aeroporto, eles constatam que o orfanato os enviou o George errado. Prêmios: “Guldfisken”, Jönköping film festival 2008

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/tour-eurochannel-2010/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.