Problemas no ZooNit

Macaco atrás das grades

O Zoológico de Niterói corre o risco de ser fechado.

O deputado estadual André Lazaroni (PMDB) solicitou o fechamento do ZooNit ao IBAMA.

O ZooNit admite alguns problemas de estrutura e diz que está trabalhando para atender todas as exigências do IBAMA. Mas nega qualquer risco aos animais ou visitantes. Em uma reunião com a Prefeitura de Niterói no dia 1/04/2010, o zoológico conseguiu aumentar sua verba mensal de 15 para R$ 25 mil. Mas ainda assim, esse dinheiro não é suficiente para que sejam realizadas as obras de melhorias.

A verba é destinada à compra de medicação, alimentos e pagamento de funcionários. Seriam necessários cerca de R$ 300 mil extras para a adequação do local às normas do IBAMA. Por isso o ZooNit pede ajuda da iniciativa privada. Quem contribuir, além de ajudar o ZooNit a permanecer funcionando, terá abatimento nos impostos municipais e estaduais.

O bicho tá pegando

André Lazaroni é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da ALERJ e, segundo o próprio, detectou no local os seguintes problemas:

  • Animais feridos e confinados em áreas mínimas.
  • População de animais além da capacidade do zoológico.
  • Instalações inadequadas (recintos mal conservados com sujeira e infiltrações).
  • Grades e brinquedos quebrados e enferrujados, que podem provocar acidentes nos animais e no público.
  • Cães e gatos que ficam soltos na área comum do zoológico, o que pode proporcionar a disseminação de doenças entre os animais exóticos (segundo a prefeitura, os animais domésticos são jogados dentro do zoológico por pessoas da região).
  • Falta de controle na entrada e saída dos animais, que pode incentivar o tráfico de animais silvestres.

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da ALERJ recebeu através do Disque Meio Ambiente (0800 282 0230) mais de cem denúncias sobre o ZooNit.

ZooNit

O ZooNit foi fundado há 68 anos, abriga cerca de 500 animais, conta com funcionários voluntários, em sua maioria, e opera sem fins lucrativos. É responsável pelo resgate e reabilitação de animais debilitados por serem vítimas de caçadores, acidentes, cativeiro, entre outras causas.

Fontes: Monitor Mercantil Digital, G1SRZD. A foto é de Luiz Alexandre Barucke Marcondes.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/zoonit-problemas/

2 comentários

    • ANA em 30 de outubro de 2010 às 08:27
    • Responder

    ANA – 30/10/10 – ás 07:45

    Já vi este filme antes, no ZOOLÓGICO BWANA PARK, zoo sem condições em que fechar mesmo. Segundo nóticia que li: “O deputado levantou um fato importante: sua preocupação com a falta de controle na entrada e saída dos animais. Anos atrás, quando examinamos as entradas de animais no Zoonit, percebemos centenas de entradas de mamíferos e aves, produto de apreensões de diversos órgãos ambientais e da polícia ambiental, que depois não tinham destino e não estavam no acervo do Zoológico.O relato feito pelo deputado após a vistoria foi conclusivo: “Encontrei vários animais feridos e confinados em áreas mínimas. Era uma superpopulação de macacos, jabutis, pássaros. Todos estavam instalados inadequadamente em recintos mal conservados com sujeira e infiltrações. Vi também grades e brinquedos quebrados e enferrujados, o que pode provocar acidentes graves não só noscom os animais como também com crianças”.
    Depois desta não precisa falar mais nada, O que aparece na mídia é uma coisa, o real é outra. Li também a notícia que:”O caso foi levado à Delegacia de Meio Ambiente de Niterói e algum tempo depois, a Fundação passou novamente por uma vistoria, desta vez feita por policiais “Estivemos na Fundação para acompanhar de perto o que acontecia e pedimos para ver todos os documentos que se referiam aos animais. Como desta vez houve mais tempo, o pessoal do Zoológico conseguiu apresentar todos os comprovantes necessários, como documentos que atestavam a transferência de alguns bichos e laudo de necrópsia daqueles que morreram. No nosso entendimento, não havia provas para condenar a Fundação”, explica o inspetor Berg, responsável pela caso.”
    Tiveram foi tempo de montar as provas, os laudos, sim pois porque quando o Deputado foi não tinha laudo e nem documento algum, após 6 meses os documentos são apresentados, fiscalização boa é a que é feita por veterinários, biológos e zootecnistas, estes sim especialistas na área de manejo de fauna, com conhecimento específico na área que podem avaliar o trabalho do Zoonit e seus profissionais, enganar leigo e fácil.
    No Bwana Park tudo terminou em NADA e no Zoonit qual será o final?

    • ANA em 30 de outubro de 2010 às 08:31
    • Responder

    “Falta de controle na entrada e saída dos animais, que pode incentivar o tráfico de animais silvestres. ” Conforme disse o Deputado, evidencia sim o tráfico de animais e pior isto acontecendo em um Zoológico que se diz referencia. O que aparece na mídia é uma coisa o real é outra. Tem que investigar sim, o Ibama tem que fiscalizar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.