No dia 28 de junho de 2009, Dia Mundial do Orgulho LGBT, foi inaugurado no Centro de Niterói o primeiro Centro Cultural com temática gay do estado.
O Centro de Cultura LGBT Professor José Carlos Barcelos foi fundado pelo Grupo Diversidade Nacional (anteriormente conhecido como Grupo Diversidade Niterói). Segundo Vítor De Wolf, coordenador do GDN, o Centro Cultural terá oficinas de teatro, de literatura e exibições de filmes. O projeto conta com recursos dos governos estadual e federal e, por isso, todas as atividades serão gratuitas e abertas à população.
O nome do Centro é uma homenagem ao Professor da UERJ José Carlos Barcelos, especializado em temas homossexuais, que faleceu em 2008. O GDN fica na Rua Aurelino Leal, nº 31 sobreloja.
Talvez para você seja novo essa nova ordem na sigla LGBT em vez de GLBT, ou talvez ainda esteja no tempo do GLS. O fato é que atualmente o termo oficialmente usado para a diversidade no Brasil é LGBT, alteração aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT, em 5 de junho de 2008. A mudança foi realizada afim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras culturas.
Com informações do JB Online, do Globo Rio, A foto é da Parada Gay São Paulo 2007 e é de autoria de Carlos Luz.
1 comentário
1 menção
Gostaria de obter informações sobre oficinas de teatro para mim mesmo, tenho 42 anos e gostaria de fazer parte deste lindo projeto, um abraço.
[…] This post was mentioned on Twitter by Irma Lasmar. Irma Lasmar said: RT @BlogNiteroi: Centro Cultural gay em Niterói http://bit.ly/bSksvT […]