Calma, querido(a) leitor(a)…. Nenhum ser intraterrestre foi encontrado na cidade! Trata-se apenas de um golpe bancário, mas se eu fosse você pararia de ler esse blog agora. Já é a segunda vez que apelamos para um título sensacionalista querendo atrair sua atenção. Estamos nos vendendo!!! 🙂
Chupa-cabra é aquele golpe onde os malandros instalam um leitor de cartão falso em um caixa automático verdadeiro (veja a foto – nenhum chupa-cabra foi maltratado para a confecção desta ilustração).
O aparelho foi encontrado em um banco na Amaral Peixoto, no Centro. Um cliente teve o cartão preso, achou estranho e ligou para a polícia. No dia 11/06/10, dois homens foram presos acusados de instalar um chupa-cabra em Piratininga. Ou seja: em pouco mais de um mês, dois casos foram descobertos em Niterói. Então fique esperto quando for no caixa automático, principalmente fora do horário bancário, pois as quadrilhas costumam instalar o equipamento à noite e retirar o equipamento pela manhã.
Cuidados básicos
Segundo Alexandre Chiavone, fundador da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, existem alguns cuidados básicos que devemos tomar em agências bancárias:
- Cubra o teclado com a outra mão quando for digitar a senha, ou com o corpo se a digitação for no monitor.
- Nunca divulgue sua senha e não a anote num lembrete junto ao cartão ou na carteira.
- Fique atento a qualquer alteração de equipamento em que seja preciso passar o cartão ou digitar a senha.
- Não confie em pessoas que tentam ajudá-lo.
- Não utilize aparelho celular de terceiros para ligar para a central de atendimento do banco.
- Não deixe seu cartão numa máquina com defeito.
- Lembre-se que seu cartão pode ser clonado em qualquer lugar, portanto não o perca de vista, mesmo num restaurante ou loja.
- Ao suspeitar de qualquer irregularidade, chame a polícia.
1 menção
[…] This post was mentioned on Twitter by Wagner Oliveira and exibidos, FLAVIO NEP. FLAVIO NEP said: atencao … assunto serio > RT @BlogNiteroi: Chupa-cabra é encontrado em Niterói http://bit.ly/ch2qRV […]