Este post começou a ser escrito em 3 de junho de 2009 e é atualizado cada vez que surgem novidades sobre o assunto.
A Linha 3 do Metrô, ou Linha Azul, deveria levar o metrô da Carioca (estação de integração) até Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Cerca de 1,7 milhão de pessoas que hoje dependem basicamente dos ônibus seriam beneficiadas. O projeto existe desde 1968 e está no papel há tanto tempo que a Linha 4 já está em funcionamento, sendo que essa linha custou três vezes mais do que o projeto da Linha 3.
Para Niterói são previstas três estações: Araribóia (centro), Jansen de Melo e Barreto.
A obra deve ser executada em duas fases: primeiro será construída a linha elevada e suas estações. Então será construído o tão discutido túnel que passará por baixo da Baía da Guanabara e ligará a Estação Carioca, no centro do Rio de Janeiro, até a Estação Araribóia. Mas pelo jeito que estão demorando para construir só o trecho Niterói – São Gonçalo, tudo indica que a integração ainda será feita via barcas por um bom tempo! Estuda-se ainda em uma futura fase a extensão desta linha até o município de Itaboraí.
A estação Araribóia pode ser a primeira estação multimodal do país, ou seja, pode unificar ônibus, barcas e metrô. De acordo com os planos apresentados, a estação integrada abrigaria a Linha 3, os pontos finais de ônibus que hoje operam no Terminal João Goulart e um acesso à Estação das Barcas, que seria reposicionada.
Linha 3 do Metrô: eu acredito! E em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa…
Muita gente acha mais fácil acreditar em alienígena do que na Linha 3 do Metrô (ou no túnel Cafubá-Charitas, mas essa é outra história). Eu, particularmente, não acredito em alienígenas. Eles são muito mentirosos! 🙂
A questão é que, manchete a manchete, vamos vendo a novela em que a Linha 3 do Metrô vem se transformando:
- 03/06/2009: “Obras da Linha 3 do Metrô em Niterói começam em um mês“, publicado no jornal O Fluminense.
- 25/07/2011: “Moradores de Niterói e São Gonçalo estão cada vez mais próximos de terem as obras da Linha 3 do metrô realizadas”, publicado no portal SRZD.
- 06/09/2011: “Linha 3 do Metrô fica pronta em 2014“, publicado no jornal O Globo.
- 08/11/2011: “O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem seu relatório anual, mantendo a recomendação de paralisação do empreendimento, feita em 2010”, publicado no Jornal O Fluminense.
- 12/12/2011: “Linha 3 do Metrô Rio virá em 2012“, publicado em O São Gonçalo.
- 22/12/2011: “Congresso suspende repasse federal para a Linha 3 do Metrô”, publicado em O Globo.
- 14/04/2012: “A Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, vai mesmo sair do papel“, publicado no jornal O São Gonçalo.
- 26/04/2012: “Linha 3 do metrô: obras devem começar em janeiro de 2013“, publicado em O Globo.
- 12/06/2012: “Banco do Brasil libera empréstimo de R$ 3,6 bilhões para governo estadual. Com isso, o projeto executivo do metrô de Niterói já começa a ser feito e as obras devem ter início ainda em dezembro deste ano“, publicado na CBN.
- 27/06/2012: “A Linha 3 do Metrô, que vai ligar Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, já tem data para entrar em funcionamento: segundo semestre de 2014“, publicado em O São Gonçalo.
- 11/09/2013: “Em São Gonçalo, Dilma anuncia liberação de verbas para a linha 3 do metrô. A primeira fase, ligando o Barreto a Alcântara, deve entrar em operação em junho de 2015. O trecho completo, no entanto, está previso para março de 2016″. Publicado no Jornal do Comércio.
- 25/03/2015: “Metrô entre São Gonçalo e Niterói fica no papel. Em vez de Linha 3, BRT ligará as duas cidades“. Publicado na Veja Rio.
- 12/06/2015: “Pezão pede a Kassab recursos para a Linha 3 do Metrô. ‘Pedi recursos para a Linha 3. Com o término das obras da Linha 4 do metrô, em 2016, o nosso objetivo é empregar os trabalhadores em novas obras’, afirmou Pezão. O governo do estado, ciente das dificuldades do governo federal, preparou um projeto alternativo de BRTs”. Publicado em O Fluminense.
- 25/06/2015: “Governo volta atrás e decide implantar Linha 3 do metrô entre Niterói e São Gonçalo BRT entre os dois municípios foi descartado”. Publicado em O Globo.
- 15/07/2015: “Estado agora diz que implantará BRT e metrô. Em agosto termina o estudo para o projeto BRT para a RJ-104 e em outubro será concluído o estudo para o metrô”. Publicado em A Tribuna.
- 04/06/2016: “Sem recursos, estado interrompe projetos de mobilidade em Niterói – As obras do BRT e a Linha 3 do metrô não têm qualquer previsão de início”. Publicado em O Globo.
- 18/07/2017: “Cerca de 300 casas foram desapropriadas para preparar o terreno para as obras da Construção da Linha 3 do Metro, que nunca saiu do papel. Com a falta de fiscalização, muitas pessoas voltaram a ocupar os imóveis”. Publicado em O São Gonçalo.
- 30/08/2018: “Óbvio que a Linha 3 do metrô é um sonho de consumo, mas diante da situação fiscal do estado é um pouco delirante falar disso“. Publicado em O Globo.
- 18/04/2019: “Witzel diz que vai propor monotrilhos suspensos para substituir BRTs – ‘Com isso, a gente resolveria o problema de São Gonçalo e Itaboraí, para a famosa Linha 3 do metrô’, acrescentou”. Publicado em O Dia.
- 25/01/2020: “Witzel prometeu que o estado está avaliando se o projeto vale a pena. ‘Estamos estudando se a melhor forma é a Linha 3 ou colocar as barcas. Ainda neste ano vamos reestruturar o transporte‘.” Publicado em O São Gonçalo.
- 05/02/2020: “Bolsonaro deu ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas o sinal verde para avançar na modelagem de construção da linha 3”. Publicado em O Globo.
- 28/09/2023: “Governo do RJ anuncia pedido de estudo para saber a viabilidade da expansão do metrô até São Gonçalo e Recreio.” Publicado no G1.
Vídeos
(postado em 19/08/2011)
(postado em 25/08/2011)
A foto que ilustra este post é de Michel Filion.
23 comentários
1 menção
Pular para o formulário de comentário
Essa linha de metrô está sendo proposta a muitos anos, espero que dessa vez haja êxito na execução das obras, saia do papel e passe a ser executada. Seria de suma importancia pois iria desafogar o trânsito intenso da Ponte-Rio Niterói.
Olá Pessoal, gostaria de saber como estão as obras do metro de Niteroi, estou em Goias, e tenho curiosidade em saber se as obras ja foram iniciadas, alguem sabe de alguma coisa?
http://www.youtube.com/watch?v=W8WjbDQNico
A obra do Metrô de Niterói está tão avançada quanto o túnel Charitas-Cafubá, ou seja, na estaca zero. 🙂
Não sei como estão os bastidores desta estória, mas canteiro de obra não há.
Mais uma informação: no Blog do Metrô do Rio foi publicado hoje (24/08/2009) fotos do traçado do Metrô de Niterói. O texto que acompanha as fotos diz: “As obras da Linha 3, entre Estação Guaxindiba e Estação Araribóia já deveriam ter começado”.
O metrô Rio Niteroi é o mais antigo do Brasil.Idealizado pelo irlandes Hamilton Lindsay em 1876 ao D. Pedro II incluia uma adutora para Niteroi uniria os dois centros em quatro minutos e seis quilometros com absoluta rapidez e independencia de tempo e trafego que hoje sofremos com incrivel eficiencia.Infelizmente o imperador optou pelo trem ao Corcovado inaugurando em 1884.Metrô p/ Niteroi,JÀ!
Pow se for por parte do Jorge Roberto SIlveira essa obra nunca vai começar
jente Ñ comessarão há tao sonhada obras do metro da linha3 que liga niterói a guaxindiba sg tbm tamos aguardando porque a verba foi liberada pelo governo federal vamos cobrar tamos de olho vivo nos nossos impostos que pagamos ok
Não há nenhuma grande razão para que a Linha 3 não passe pela parte inferior da Ponte Rio-Niterói. Em países mais e menos desenvolvidos há linhas de trem que passam pelas pontes e isso desafogaria de maneira permanente ponte, barcas e trânsito em Niterói, no Rio e possivelmente em outras cidades, como São Gonçalo. Mas não existe vontade política, e nossos governantes e prefeitos (a propósito, Niterói tem prefeito?) parecem mais interessados em derrubar vias expressas (ex., Viaduto da Perimetral) do que em construir novas. Rio+20, Olimpíadas, Copa do Mundo… oportunidades desperdiçadas de melhorar as cidades envolvidas e o país…
o transito esta um problema que cresçe a cada dia em Niteroi..A população agradeçe..Obra do metro e do tunel charitas cafubá já é o começo..Há anos que é promessa..Revitalização do Centro é a entrada de NIterói..Escolas publicas de qualidade e o principal Hospitais públicos de qualidade.
Que, pelo menos, o trecho entre a Estação Araribóia e o Barreto, seja subterrânea. Já imaginaram, ter que conviver com “uma nova Perimetral” entre estes dois pontos?
O projeto precisa sair do papel. Mas ás vezes falta vontade política. Tem que haver eventos previstos como Copa do Mundo e Olimpíada ou até mesmo previsão de projetos como o Comperj para haver mobilização, porém pensando em votos e não na população.
27/06/2012: “(…) já tem data para entrar em funcionamento: segundo semestre de 2014″ // Amigolino jornalista, nem se a linha tivesse só 50m ficaria pronta em só 2 anos. HAHAHAHAHAHAHAHA
Até 2020, galera!
O MAIS IMPORTANTE SERIA UMA LINHA DAS BARCAS DA PRAÇA XV DIRETO PARA SÃO GONÇALO!!! O POVO NITEROIENSE AGRADECE…
Pelo menos o Brt vai chegar
leiam só
BRT LIGANDO NITERÓI, SÃO GONÇALO E ITABORAÍ DEVERÁ FICAR PRONTO EM 2018
http://www.noticiasdeniteroi.com.br/2015/11/brt-ligando-niteroi-sao-goncalo-e.html
TEM QUE TER METRO LIGANDO CENTRO DE NITERÓI A REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI E ´PENDOTIBA. ACABAR COM ESSE TRAJETO DAS LINHAS DA REGIÃO OCEANICA PÉNDOTIBA E CHARITAS PASSAR PELO MERGULHÃO. ABSURDO LEVAR QUASE QUARENTA MINUTOS DO GUANABARA ATÉ O ANTONIO PEDRO., TEM MUITO ONIBUS PARA O CENTRO DE NITERÓI. ALÉM DE ANDA A 40 KM. ESSE MONOPÓLIO DE EMPRESAS DE ONIBUS.
TEM QUE TER METRO LIGANDO CENTRO DE NITERÓI A REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI E ´PENDOTIBA. ACABAR COM ESSE TRAJETO DAS LINHAS DA REGIÃO OCEANICA PÉNDOTIBA E CHARITAS PASSAR PELO MERGULHÃO. ABSURDO LEVAR QUASE QUARENTA MINUTOS DO GUANABARA ATÉ O ANTONIO PEDRO., TEM MUITO ONIBUS PARA O CENTRO DE NITERÓI. ALÉM DE ANDA A 40 KM. ESSE MONOPÓLIO DE EMPRESAS DE ONIBUS.
ESSA HISTÓRIA VAI SER IGUAL A HISTORINHA DO TREM BALA QUE LIGARIA O RIO DE JANEIRO A SÃO PAULO. SÓ FICOU NA FANTASIA MESMO. A DONA DILMA QUE TAVA NO GOVERNO TINHA AFIRMADO QUE O TREM BALA ESTARIA CIRCULANDO NO INÍCIO DA COPA DO MUNDO QUE OCORREU NO BRASIL A COPA PASSOU E ATÉ HOJE NADA…. BRASIL É ASSIM… SÓ TEM PAPO FURADO. E CONVERSINHA FIADA.
https:///www.dicabairro.com.br
MUITO MAIS FÁCIL FAZER UMA LINHA DE METRO LIGANDO A PAVUNA A NOVA IGUAÇU BASTARIA USAR A VIA LIGHT QUE TEM ESPAÇO DE SOBRA PRA INSTALAR OS TRILHOS E FACILIDADE PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. O ÚNICO TRECHO QUE DARIA UM POUCO DE TRABALHO SERIA A PARTE DA VIA LIGHT ATE A PAVUNA ONDE SERIA NECESSÁRIO, TALVEZ DESAPROPRIAR ALGUNS IMÓVEIS. O RESTO E MOLEZINHA MAS ATE HOJE SÓ HOUVE PAPO E REALIDADE QUE E BOM NADA. NOVA IGUAÇU CONTA COM MAIS DE UM MILHÃO DE HABITANTES E É CIDADE DE USO PARA TODOS QUE MORAM NAS ÁREA ADJACENTES COMO POR EXEMPLO: CABUÇU, AUSTIN, QUEIMADOS, SEROPÉDICA, MESQUITA, NILÓPOLIS , TINGUÁ, E OUTROS…
https://www.dicabairro.com.br
Bolos da Vovó sem conservantes. Confira!
http://www.berriella.com.br
tudo que envolve licitações, dinheiro e politica quase sempre fica enrolado pelo meio do caminho…
ó céus.. ó vida…
poker brasil
Por favor prefeito, vamos dar início as obras da linha 3 do metrô Rio Niterói. Vamos melhorar nosso sistema de transportes. Isso não vai tirar dinheiro dos empresários de ônibus não. Até porque eles também poderão entrar com parceria. Ninguém sai perdendo. E nós, usuários, sofridos, vamos agradecer muito!
[…] This post was mentioned on Twitter by Ella Dree, Marcelo Mesquita and others. Marcelo Mesquita said: RT @BlogNiteroi: Entenda como será a Linha 3, que levará o metrô até Niterói e São Gonçalo (se um dia sair do papel) http://goo.gl/D6O63 […]