O Museu de Arte Contemporânea com certeza é o grande símbolo de Niterói.
Localizado no Ingá, foi projetado por Oscar Niemeyer e destina-se principalmente a obras de arte contemporânea.
O acervo permanente do MAC é constituído pela Coleção João Sattamini, um conjunto de 1217 obras, reunidas desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.
Arquitetura
Iniciada em 1991, a construção do museu demorou cinco anos. O edifício se destaca na paisagem pela ousadia de seus traços, parecendo um disco voador. Veja alguns detalhes da arquitetura:
- O prédio principal tem 50 metros de diâmetro
- A praça principal tem 2500m²
- Pode suportar ventos de até 200 km/h
A partir deste projeto, a Prefeitura de Niterói convidou Oscar Niemeyer a realizar outros trabalhos na cidade. A série de intervenções urbanísticas daí decorrente é conhecida como Caminho Niemeyer.
Niterói além do MAC
Mas lembre-se que, apesar de ser o grande símbolo da cidade, Niterói é muito mais do que o MAC.
Fotos
As fotos desta galeria são de: Rodrigo Soldon, Mel Toledo, Luiz Seo, Rafael Lopes, Monica Flores, C. Alberto e Eduardo Seabra e Silva.
1 comentário
1 menção
Bom dia, estou fazendo um trabalho sobre o mac de niterói e gostaria de saber se tem informações sbre a construção do mac.
[…] This post was mentioned on Twitter by Fernanda Eggers. Fernanda Eggers said: RT @BlogNiteroi: Veja fotos lindíssimas e conheça a história do Museu de Arte Contemporânea de Niterói http://goo.gl/RnjWg […]