out 15 2010

Águas de Niterói

Este post faz parte do Blog Action Day 2010, cujo tema é a água. O Blog Action Day é um evento mundial que encoraja blogs a escreverem sobre um mesmo assunto, com o objetivo de provocar uma discussão global.

Coincidência ou não, hoje está faltando água em Niterói e cidades vizinhas.
Blog Action Day 2010

“Por que falar de água? Aqui em casa não falta…”

Copo de água

Mas vai faltar. Segundo a ONU, dentro de 20 anos, 60% da população mundial deve enfrentar escassez de água. Hoje, 1 bilhão de pessoas em todo o mundo já não tem acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas. Isso significa que 1 em cada 8 pessoas do mundo não pode nem beber uma água limpa. E você reclamando que tá sem Coca, né? 🙂

Se você acha que isso é pouco, saiba que água suja e falta de saneamento básico causam 80% das doenças e matam mais do que todas as formas de violência, incluindo guerras. Vai continuar escovando os dentes de torneira aberta?

E o que isso tem a ver com Niterói?

Água e gelo

Se você pensar que Niterói está localizada na Terra, tem tudo a ver. Mas você pode levar…

  • …pro lado político e tentar descobrir qual foi a melhora após a privatização da CEDAE e criação das Águas de Niterói;
  • …pro lado ambiental e pensar por que cada vez é mais difícil pegar uma praia limpa;
  • Ou ainda pode levar pro lado pessoal e avaliar por que sua conta está cada vez mais cara! 🙂

Aqui em casa, o purificador de água quebrou. E a tarefa que já era chata (encher garrafas), ficou impossível. Pode parecer bobeira, mas mesmo uma pequena dificuldade dessas te faz pensar sobre como é horrível a escassez de água.

E aí, deu sede? 🙂


As fotos que ilustram este post são de Frédéric Dupont e Muhammad Ahmed.

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/aguas-de-niteroi/

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Saudades da Telerj! Só eu tinha telefone na minha rua, me achava o tal! Bons tempos…

    Agora todo mundo tem.

  2. O problema foi por causa da Cedae, leia: Maldita Estatal!

    Paralisação no abastecimento de água em Niterói
    Águas de Niterói informa que devido à paralisação do sistema Imunana-Laranjal, operado pela CEDAE, o fornecimento de água para o município de Niterói foi interrompido sem previsão de retorno. A concessionária pede a colaboração da população com medidas de economia até que a situação esteja normalizada.

  3. É o velho jogo de gato e rato. Sempre vão culpar outra empresa, primeiro escutei que foi culpa da Ampla devido à uma falha de energia que acarretou a paralisação do sistema, agora jogaram a culpa pra CEDAE. Em breve vão jogar a culpa nos usuários do sistema, alegando que estamos consumindo muita água.

  4. Adorei a reportagem.

    Adoto pequenas hábitos que procuram ajudar. Sei que é pouco, e se alguém parasse pra me criticar encontraria muita coisa para melhorar (fofoqueiros de plantão, mandem brasa … rs).

    Mas sua reportagem é o máximo! Porque propõe uma revisão em nossa atitude mental, e eu sei que este tipo de mudança gera muita, muita coisa boa.

    Meus parabéns + 1 vez.
    []s,

    • Ayres Barbosa on 30/03/2011 at 18:59
    • Responder

    Moro em Maravista, na Rua Astor da Costa Menezes, e minha casa está sem água desde segunda-feira, depois da realização de serviços na rede. Pior é que não há nem previsão de normalização do abastecimento. Nem no auge do verão (de novembro a março) faltou água aqui.

    • Arethuza da costa on 27/01/2012 at 20:52
    • Responder

    Sou moradora da avenida central loteamento soter, a 10 anos, eu e vizinhos sofremos com falta de agua aqui ficamos até 4 dias sem agua e quando a agua cai e tão fraca que não sobe para a caixa e vergonhoso!!! só temos agua em abundanci nos dias chuvosos( no verão nada.)Temos consciencia de que naõ devemos desper diçar agua .Aqui todos tem poços mais a agua não é propia ao consumo a usamos para limpesa da casa. Porrisso pecisamos de água aqui!!!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.