abr 22 2010

Arariboia

Arariboia é o índio mais famoso do Brasil! Lutou em 1560 contra os franceses, retomando o controle do Rio de Janeiro. Como prêmio, ganhou Niterói! Por sua personalidade, serviu de inspiração a José de Alencar na criação de O Guarani.

Meu amigo tinha uma empresa de animação de festas chamada Arara & Bóia, mas isso não vem ao caso. 🙂

Estátua do Arariboia

Arariboia & Niterói

Arariboia vivia originalmente na Ilha do Governador, que naquela época se chamava Paranapuã, com a tribo dos temiminós. Mas os franceses, com o apoio dos índios Tamoios, tomaram a região em 1555.

Durante os cinco anos da ocupação francesa, Niterói se chamava Henriville. Nessa época, Arariboia foi para o Espírito Santo onde reorganizou sua aldeia.

Em 1560, Arariboia formou uma aliança com Mem de Sá, reforçando o exército português com cerca de oito mil índios que conheciam bem o território e estavam putos da vida com os Tamoios.

A batalha contra os franceses parece lenda:  Arariboia atravessou as águas da Baía de Guanabara a nado para liderar o assalto ao Forte Coligny, onde os franceses estavam aquartelados. Escalando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no forte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Pode ser lenda, mas daria um ótimo filme! O que é fato é que após esse ataque os portugueses recuperaram o controle do Rio de Janeiro.

Como recompensa, o governador-geral Mem de Sá mandou Arariboia escolher qualquer terra, menos a ilha onde ele vivia. É que Mem de Sá gostou da ilha e quis ficar com ela (por isso virou “Ilha do Governador”). Arariboia ficou então com as terras conhecidas como Band’Além, que é a Niterói de hoje.

Origem do nome Araribóia

Em tupi, Arariboia significa “cobra feroz” ou “cobra da tempestade”. E mesmo depois de tanto tempo, Arariboia continua vivo: em 2008 teve seu nome reformado ortograficamente e perdeu um acento! 🙂

A foto que ilustra este post é de Elias Francioni.

Link permanente para este artigo: http://nitsites.com.br/blog/arariboia/

3 comentários

1 menção

    • Pedro e Rafaela on 15/04/2011 at 16:42
    • Responder

    Este artigo está colaborando para um trabalho escolar, da turma do 2º ano do colégio antônio joaquim correia. CAchoeira-BA

    • Pedro e Rafaela on 15/04/2011 at 16:44
    • Responder

    Obrigado

  1. Somente uma correção a fazer a cidade/povoado de Henriville fundada pelos franceses não ficava na região de Niterói e sim na altura da atual praia do Flamengo no Rio de Janeiro.
    Sidney – Niterói – RJ

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Chicottone Bauducco, Blog de Niterói ✔. Blog de Niterói ✔ said: Arariboia lutou em 1560 contra os franceses, retomando o controle do Rio de Janeiro. Como prêmio, ganhou Niterói! http://goo.gl/X8P0d […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.