Dia Mundial sem Carro 2009

Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial sem Carro acontece no dia 22 de setembro e é uma mistura de manifestação e reflexão. O objetivo é fazer com que as pessoas pensem sobre a dependência excessiva do automóvel. Neste dia, propõe-se aos motoristas que deixem seus carros em casa e experimentem formas alternativas de locomoção. Com 300 mil novos carros por mês invadindo as já apertadas ruas do Brasil, faz todo o sentido.

Em 2009, o Dia Mundial Sem Carro será aberto com uma pedalada entre Niterói e Rio de Janeiro no dia 20 de setembro. Segundo o jornal O Dia, a pedalada acontece há 21 anos em Niterói. Mas 2009 é o primeiro ano em que o evento atravessa a Baía de Guanabara e ganha proporções de megaprodução. Sente a logística da parada:

No domingo, cerca de 25 mil ciclistas com suas magrelas e camelos se encontrarão às 7h na Concha Acústica de Niterói, no bairro de São Domingos. O número de participantes já é de impressionar. E não é só a quantidade de participantes que impressiona, mas também a qualidade: Fernanda Keller, triatleta e orgulho niteroiense é a madrinha do evento e logicamente vai estar lá; Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente; Marcio Fortes, ministro das Cidades; Jorge Roberto Silveira, prefeito de Niterói (“José” Roberto Silveira, segundo O Dia); e Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, são alguns dos nomes que já confirmaram presença.

Tão ilustre quanto as das personalidades acima será a presença dos grupos de ciclistas que todos os dias difundem a ideia de que há vida além do parabrisa. Participarão grupos do Barreto, Ponto Sem Réis, Rio do Ouro, Itaipu, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Pilares, Maricá, Rio Bonito e Cachoeira de Macacu.

Os ciclistas que não tiverem poderes paranormais ou não souberem pedalar muito rápido, poderão abdicar de atravessar a Baía por cima das águas e utilizar uma das quatro barcas que serão disponibilizadas especialmente para os atletas.

Dando tudo certo, os ciclistas chegarão à Praça XV às 8h e seguirão pelo Aterro do Flamengo até a linha de chegada, na Praia do Leme.

Se você adoraria participar mas ainda não tem a sua bike, vá correndo! Serão sorteadas 20 bicicletas durante o evento. Quem sabe assim você ganha a sua e participa no próximo ano em grande estilo? 🙂

A ilustração deste post é de Edson Almeida.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/dia-mundial-sem-carro-2009/

1 menção

  1. […] 22 de setembro de 2009, Niterói participou do Dia Mundial Sem Carro com uma pedalada entre Niterói e Rio de Janeiro. O objetivo era fazer com que as pessoas […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.