Niterói na Wikipédia

Wikipédia é uma enciclopédia online que qualquer um pode editar.

Talvez você já conheça o verbete Niterói na Wikipédia. A intenção deste post é lhe apresentar outros verbetes relacionados a Niterói igualmente interessantes.

História de Niterói

História de Niterói

Este artigo é um desmembramento do artigo principal sobre Niterói e conta a história do município desde 1555, época em que o francês Nicolas Durand de Villegagnon invadiu a região e instituiu a França Artarctica. Desde então os niteroienses só bebem Brahma. 🙂

A maior parte das pessoas só conhece a história quando Araribóia entra em cena. Araribóia era um índio que originalmente morava na ilha de Paranapuã e ajudou o governador geral Mem de Sá a expulsar os franceses da região. Mas Mem de Sá gostou de Paranapuã e resolveu ficar com a ilha pra ele (que virou a Ilha do Governador). Como prêmio de consolação, Mem de Sá permitiu que Araribóia escolhesse qualquer outra terra. Ele, provavelmente muito revoltado da vida e sem querer ver outro cara-pálida pela frente, apontou para a então região conhecida como Band’Além e disse: niterói!, que em tupi guarani quer dizer “águas escondidas”.

Depois disso a cidade virou Vila Real da Praia Grande, em 1835 transformou-se em capital da Província do Rio de Janeiro (com o nome de Nictcheroy), em 1841 ganhou o título de Imperial Cidade e por aí foi… Até 1975, quando deixou de ser capital do estado e a coisa desandou. É um ótimo artigo e, o melhor, sem as piadas daqui. Leia mais sobre a História de Niterói na Wikipédia.

Universidade Federal Fluminense

UFF

O verbete sobre a UFF faz parte da categoria sobre universidades federais do Brasil, é um dos mais completos e tem umas fotos de dar inveja a qualquer universitário(a).

Atualmente, a UFF é constituída por 12 institutos, 12 faculdades, 5 escolas, 2 colégios agrícolas, 1 colégio de aplicação e 3 pólos universitários. São ao todo 88 departamentos de ensino e 52 cursos de graduação. Na pós-graduação são 24 de doutorado e 42 de mestrado e 115 cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). Foi criada em 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Em 1965, mudou de nome para Universidade Federal Fluminense. Leia mais sobre a UFF na Wikipédia.

Museu de Arqueologia de Itaipu

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) iniciou suas atividades em 1977 e está instalado nas ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa, instituição fundada em 1764. O museu tem como missão valorizar a memória das ocupações humanas pré-cabralinas e posteriores de Niterói através da preservação, da pesquisa e da comunicação de seu acervo, visando ao acesso irrestrito ao patrimônio cultural. Bonito, né? Mais bonito é o artigo completo sobre o Museu de Arqueologia de Itaipu na Wikipédia.

Fortaleza de Santa Cruz

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se nos confins de Jurujuba. O artigo na Wikipédia é uma aula de História e a oportunidade de entender o que os soldados/guias-turísticos falam numa velocidade semelhante a dos narradores de futebol.

A fortaleza constituiu a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara durante o período da Colônia e do Império. Hoje atrai uma média de dois mil visitantes por mês. As visitas são guiadas e de hora em hora, de terça à domingo, das 9h às 17h. Mas antes de ir, informe-se sobre a Fortaleza de Santa Cruz na Wikipédia.

As fotos que ilustram este post são de Luiz Carlos e Wikipédia.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/wikipedia-niteroi/

1 menção

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Paulo Sérgio L Lessa. Paulo Sérgio L Lessa said: RT @BlogNiteroi: Niterói na Wikipédia: verbetes relacionados à cidade http://goo.gl/TfUPU […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.