Niterói tem um dos carros mais antigos do Brasil

Um Ford modelo T, ano 1919, é o carro mais antigo do Rio de Janeiro e um dos mais velhos do Brasil. Ele é propriedade de Walter Moreira Carneiro Filho, morador de Niterói.

Ford T Niteroi

O carro de 90 anos está na família desde 1948, quando o pai de Walter o resgatou de uma fazenda em Santa Maria Madalena. O automóvel, na época com 29 anos, era apenas um “carro velho” e estava abandonado. O pai de Walter recuperou o carro inteiramente, que hoje mora em uma garagem coberta de fotos, recortes de jornal e troféus ganhos nos vários festivais de automóveis onde é presença constante.

Também conhecido no Brasil como “Ford de Bigode“, o Ford T foi o primeiro modelo a ser fabricado em série e é responsável pela popularização do automóvel e revolução da indústria automobilística. Foi produzido por 19 anos, entre 1908 e 1927.

É um carro bastante alto, devido às precárias estradas da época (bom pra andar em Niterói). Sua estrutura é toda feita em madeira e por um bom tempo foi fabricado apenas na cor preta, para cortar custos. Os bancos eram forrados com veludo e é o primeiro carro a ter volante do lado esquerdo. Ele tem três marchas: duas à frente, mais a ré. O acelerador nesta época ainda não era um pedal, mas uma alavanca junto ao volante que fazia par com outra e, juntas, formavam a figura de um bigode. Os freios são apenas nas rodas traseiras, pois os engenheiros acreditavam que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar. O carro faz 6km por litro e oferecia como opcionais faróis e buzina.

Já o modelo de Walter é um dos primeiros carros fabricados no Brasil, cuja primeira linha de montagem foi inaugurada justamente em 1919, quando os Modelos T passaram a ser construídos por doze operários em um galpão no Centro de São Paulo, a partir de peças importadas dos Estados Unidos.

Leia a matéria completa de Jason Vogel no Carro Etc. Lá você pode conferir a experiência do jornalista ao andar no Ford T niteroiense. A foto que ilustra este post é uma reprodução da matéria citada (veja o detalhe da placa: “RJ-Niterói KUW 1919“), onde você também pode ver 11 fotos deste verdadeiro pedaço de história. Mas volte depois ao Blog de Niterói, que a gente fica com saudades. Recomendamos também a leitura do verbete Ford T da Wikipédia, muito interessante.

Link permanente para este artigo: https://nitsites.com.br/blog/niteroi-tem-um-dos-carros-mais-antigos-do-brasil/

1 menção

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Nelson Silva (CEN) and André Grigorevski. André Grigorevski said: É o mais antigo licenciado no Detran-RJ! RT @BlogNiteroi: Ford T 1919 é um dos mais antigos do Brasil. (…) de Niterói http://goo.gl/pHeHQ […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.